news
Peças são roubadas de Chafariz das Saracuras, em Ipanema
quarta-feira, 17 de novembro de 2010
Compartilhar
A Secretaria de Conservação e Serviços Públicos da Prefeitura do Rio de Janeiro registrou queixa na 13ª Delegacia de Polícia, em Copacabana, sexta-feira [12.11.2010], sobre o furto de duas peças que integram o conjunto do Chafariz das Saracuras, em Ipanema, na zona sul do Rio. O chafariz, que tem estátuas de quatro saracuras (espécie de pássaro de pernas muito finas), já havia tido uma delas furtada recentemente. Em agosto, a secretaria recuperou o chafariz e o religou.

O Chafariz das Saracuras é uma obra que foi encomendada ao Mestre Valentim para abastecer de água encanada o Convento da Ajuda, onde hoje é a Cinelândia, no fim da Avenida Rio Branco, no centro do Rio. Concluído em 1795, no pátio interno do convento, se manteve lá até 1911, quando o convento foi demolido. Foi doado à Prefeitura em 1917 e é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 1938.

"O Rio de Janeiro não pode mais tolerar esse tipo de agressão ao patrimônio da cidade. Pedimos aos cariocas que permaneçam vigilantes e denunciem esses atos de vandalismo", disse o secretário Carlos Roberto Osorio. O secretário informou o caso à Secretaria Especial de Ordem Pública, à Guarda Municipal, e à Secretaria Estadual de Segurança, pedindo prioridade nas investigações.

À Guarda Municipal, o secretário solicitou que as novas câmeras, a serem instaladas na Praça General Osório dentro do projeto de expansão de câmeras de vigilância, mostrem também o chafariz. A Secretaria de Conservação providenciará também a confecção de réplicas das saracuras.

Fonte: G1

Veja todas as notícas já postadas até hoje, clique aqui.