news
Evento no Jardim Botãnico apresenta medicina Ecológica e distribui plantas medicinais
quarta-feira, 8 de dezembro de 2010
Compartilhar
No próximo dia 11 de dezembro, às 16h, o Dr. Alex Botsaris fará uma palestra sobre seu mais recente livro, MedicinaEcológica - Descubra como cuidar da sua saúde sem sacrificar o planeta,com uma grande ação em favor da medicina complementar e da qualidade de vida.Durante o evento, no setor de Plantas Medicinais do Jardim Botânico do Rio,cada pessoa que adquirir um exemplar do livro levará de graça uma muda deplanta medicinal.

A ação buscaapresentar a ideia central do livro, de que a sociedade contemporânea dependeem excesso de medicamentos sintéticos até para problemas simples de saúde? quando já existem soluções fitoterápicas, menos agressivas e tãoeficientes quanto -, e constantemente despreza o "princípio daprecaução", que em medicina se traduz nas ações preventivas de saúde. Sãoposturas que agridem nosso organismo e também o meio ambiente.

Para evitaressa situação, o Dr. Botsaris defende a chamada ?medicinaecológica?, que combina as estratégias da medicina complementar jávalidadas pela ciência (homeopatia, fitoterapia e acupuntura, entre outras) comos tratamentos convencionais, numa abordagem individualizada para melhorar asaúde global do paciente. Aplicando esse princípio o médico, além de ser maiseficaz, contribui para proteger o planeta, pois ao receitar menos remédios ouoptar por insumos naturais, menos substâncias químicas terminam no esgoto ou nolixo.

"O quedefendemos é uma medicina preocupada em recuperar o equilíbrio dosindivíduos, com visão holística e abordagem individualizada, que agride pouco omeio ambiente, é simples, barata e tem conotação preventiva", explica oautor. Para ele, o médico ou o paciente que adotam a medicina ecológicaobservam as duas principais ações de saúde que mais reduzem o uso de remédios:a prevenção (não fazer coisas que prejudiquem o organismo) e a promoção (fazercoisas que tragam bem ao organismo).

Escrito emlinguagem simples e direta, mas sem deixar de apresentar estudos e argumentossérios, o livro de Alex Botsaris aborda outras questões espinhosas ligadasao meio ambiente e à medicina, como as consequências das agressões ambientaisna saúde dos cidadãos; a ética médica e a influência da indústriafarmacêutica; o uso indiscriminado de produtos químicos; e a má qualidade devida nos centros urbanos. A obra é um chamado à reflexão sobre os desafios naárea de saúde que a Humanidade enfrenta neste início de século XXI.

Oautor - Alex Botsaris é graduado em Medicina pela UniversidadeFederal do Rio de Janeiro (UFRJ), especialista em Doenças Infecciosas eParasitárias pelo Hospital Claude Bernard (Paris) e em Medicina Chinesa pelaUniversidade de Pequim. É membro da Associação Brasileira de Fitoterapia (Abfit? antigo IBPM); e da equipe do Programa Estadual de Plantas Medicinais(Proplan) da Secretaria Estadual de Saúde do Rio (SES/RJ). Já atuou comoconsultor da Natura e da Ybios (empresa de tecnologia em ativos naturais).

Outroslivros publicados - Fitoterapia Chinesa e Plantas Brasileiras (EditoraÍcone), 1995; Fórmulas Mágicas (Editora Nova Era), 1997; SemAnestesia (Editora Objetiva), 2001; Complexo de Atlas (EdObjetiva), 2003; Medicina Complementar (Editora Nova Era), 2004; DoceVôo da Juventude (Editora Objetiva), 2007; O Prazer de secuidar (Casa da Palavra), 2007.

Rua Jardim Botânico, 1.008
Jardim Botânico - Rio de Janeiro / RJ

Veja todas as notícas já postadas até hoje, clique aqui.