news
Premiação do Programa CINEMA PARA TODOS 2010
quinta-feira, 9 de dezembro de 2010
Compartilhar
Uma das novidades do CINEMA PARA TODOS 2010, programa desenvolvido pelas Secretarias de Estado de Cultura e de Educação do Rio de Janeiro, foi a realização de Oficinas de Video-Interatividade nas escolas estaduais. O resultado foi surpreendente, com ótimos trabalhos, grande envolvimento de alunos e educadores, rendendo atividades, projetos e iniciativas que modificaram a rotina dos estudantes e ganharam continuidade tanto nas escolas quanto na trajetória pessoal dos alunos.

Os melhores curtas-metragens realizados nestas oficinas serão premiados no cinema Odeon Petrobras (Praça Floriano, 7, Cinelândia), às 10h, no dia 10 de dezembro (sexta-feira), com a presença do Secretário de Educação Wilson Risolia, da Sub-secretária de Cultura Beatriz Caiado e de todos os participantes do projeto, que se encontrarão pela primeira vez. A premiação contemplará três escolas com o "Prêmio Cinema Para Todos" e três vídeos com o "Prêmio Especial PortaCurtas". No evento, serão exibidos os seis trabalhos premiados e uma edição com trechos de todos os 57 vídeos produzidos este ano nas oficinas.

As cinco escolas que mais foram ao cinema utilizando os vales-ingressos do programa CINEMA PARA TODOS também serão premiadas. Elas ganharão, cada uma, um kit de brindes de filmes brasileiros lançados em 2010 e uma câmera fotográfica digital, oferecida pela empresa Auwe.

O programa Cinema Para Todos foi criado em novembro de 2008 e, desde então, já levou perto de 500 mil estudantes e educadores ao cinema para assistirem filmes nacionais. Parte do sucesso do projeto em sua fase de 2010 se deve a parceria com Tropa de Elite 2. Para assistir o longa, mais de 120 mil alunos utilizaram os vales-ingresso distribuídos nas escolas da rede estadual de ensino.


Os Prêmios da Oficina de Video-Interatividade

O "Prêmio Cinema Para Todos" é dividido em duas categorias – Prêmio do Júri Popular, que elegeu um vídeo através de votação no portal Cinema Para Todos, que teve 20 mil visualizações e 6 mil votos no Blog das Oficinas (www.cinemaparatodos.rj.gov.br); e o Prêmio do Júri Oficial, composto pelos profissionais das Oficinas Vídeo-Interatividade, que escolhe dois vídeos. A análise do júri oficial leva em conta o envolvimento da equipe com as oficinas, as ações realizadas após as aulas presenciais e a qualidade do curta produzido. O "Prêmio Cinema Para Todos" será destinado às três escolas vencedoras. Elas receberão um kit de produção (câmera digital com acessórios), uma claquete e um telescópio.

O "Prêmio Especial PortaCurtas" será concedido às equipes (alunos e professores) que realizaram os três vídeos escolhidos pela comunidade de educadores cadastrada no portal Curta na Escola (www.curtanaescola.org.br). O prêmio oferecerá uma quantia em dinheiro (R$ 500,00) e contrato de distribuição com o PortaCurtas para eventual comercialização do filme. Além dos prêmios, o PortaCurtas firma sua parceria com o Programa Cinema Para Todos abrindo espaço para publicação de todos os vídeos realizados nas oficinas dentro do projeto CurtanaEscola.

As oficinas de vídeo-interatividade atingiram 57 escolas do Estado do Rio de Janeiro, contribuindo para a formação cultural de 360 jovens e 76 educadores. Em 19 municípios, a equipe responsável pelas oficinas trabalhou reunindo 3 grupos de alunos, de três escolas da região, que produziram seu primeiro curta-metragem, utilizando celulares e câmeras digitais simples, totalizando 57 vídeos. Durante uma semana, com carga horária de 40 horas, os estudantes participantes receberam noções das etapas de produção de um filme – da pesquisa e roteiro a finalização, além de assistirem diversos filmes e discutirem questões sobre a cultura audiovisual. Utilizando equipamentos simples, as oficinas estimulam os alunos a continuarem a produzir e a criarem cineclubes, entre outra atividades culturais.

Com o incentivo da equipe do CINEMA PARA TODOS, alguns vídeos foram selecionados para participar da Mostra Geração, do Festival do Rio, e "A casa das pimenteiras", um dos destaques das oficinas, já participou de importantes festivais, como o 21º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo e o Cine Cufa 2001 (do qual também participou Cinemas em Extinção). Duas alunas também acabaram de ser escolhidos para frequentar a 17ª Oficina de Vídeo Geração Futura, oferecida pelo Canal Futura durante quatro semanas, nas férias escolares de janeiro.


O programa Cinema para Todos

Em 2010, o CINEMA PARA TODOS beneficia 21 municípios do estado do Rio de Janeiro que possuem salas de cinema comerciais conveniadas ao programa – Angra dos Reis, Armação dos Búzios, Barra Mansa, Bom Jesus do Itabapoana, Duque de Caxias, Nilópolis, Niterói, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Petrópolis, Resende, Rio de Janeiro, São Gonçalo, São João de Meriti, Teresópolis, Três Rios, Valença, Vassouras, Volta Redonda e, desde início de setembro, Macaé e Itaperuna, dois grandes municípios das regiões Norte e Noroeste, as mais carentes na área de audiovisual, que ganharam novas salas de cinema.

Municípios próximos a estes que não possuem cinemas podem ser atendidos através de sessões para grupos de alunos, agendadas previamente, como está sendo feito com Rio das Ostras, Cabo Frio, Araruama, Itaboraí e Belford Roxo. Os vales podem ser usados todos os dias da semana, em sessões regulares de qualquer filme nacional (seguindo a programação e funcionamento de cada cinema).

Realizado pelas Secretarias de Estado de Cultura e de Educação do Rio de Janeiro, em convênio com o ICEM - Instituto Cultura em Movimento, e em parceria com o Sindicato dos Exibidores e o Sindicato dos Distribuidores, o CINEMA PARA TODOS, além de beneficiar estudantes e promover a formação de público, também estimula a cadeia produtiva do audiovisual e reforça a receita dos cinemas, dos distribuidores e produtores. Cada município conta com pelo menos um promotor, morador da região, responsável por distribuir os vales-ingresso e motivar alunos e professores a participarem do programa.

Site: www.cinemaparatodos.rj.gov.br
Twitter: http://twitter.com/cinemaparatodos
Orkut: www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=74947889
Facebook: www.facebook.com/pages/Rio-De-Janeiro-Brazil/Cinema-Para-Todos/325555869110?v=wall&ref=search
e-mail: contato@cinemaparatodos.rj.gov.br

Veja todas as notícas já postadas até hoje, clique aqui.