news
Painéis GUERRA e PAZ, de Portinari, serão expostos no Rio de Janeiro
quinta-feira, 9 de dezembro de 2010
Compartilhar
Os painéis “Guerra e Paz”, pintados pelo brasileiro Cândido Portinari especialmente para o hall da Assembleia Geral das Nações Unidas, percorrerão o mundo passando por cidades como Rio de Janeiro, Paris, Hiroshima e Oslo até 2013.

A obra “Guerra e Paz” foi encomendada a Portinari em 1956 como um presente do Governo Brasileiro às Nações Unidas e foram montados no hall de entrada da Assembléia Geral. Estrategicamente posicionados, o painel “Guerra” é visto por quem entra, e o “Paz” por quem sai do prédio com a mensagem simbólica de levar a paz aos quatro cantos do mundo. Os painéis têm 14 m de altura por 10 m de largura cada.

Guerra. Painel de Portinari. Imagem: ONUComo o prédio da ONU estará em reforma até 2013, o presidente do Projeto Portinari, João Portinari, viu surgir uma grande chance de mostrar ao mundo, e ao Brasil, uma das obras mais importantes da carreira do pai, que segundo analistas acabou ficando “um pouco escondida” do grande público. Antes de iniciar seu giro pelo mundo, a obra será exposta ao público brasileiro no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, o mesmo local de sua inauguração há exatos 54 anos.

Veja mais informações e a entrevista da Rádio ONU ao Presidente do Projeto Portinari www.unmultimedia.org/radio/portuguese/detail/187154.html

Fonte: Site UNIC Rio [03.11.2010]

Veja todas as notícas já postadas até hoje, clique aqui.