news
Maracatu Brasil começa o ano com oficinas de verão para o público
terça-feira, 14 de dezembro de 2010
Compartilhar
A Maracatu Brasil, dos sócios Guto Goffi (baterista do Barão Vermelho) e Cláudio Diegues – localizada na Rua Ipiranga, 49, em Laranjeiras – organizou oficinas de percussão e ritmos musicais, para todas as idades, em janeiro e fevereiro – Afroxé Oju Aiye (professor Dofono), Música Universal (professor Itiberê Zwarg) e O Passo (professor Lucas Ciavata), além da colônia de férias para crianças “Oficina de Artes da Semínima” – e em fevereiro – Pandeiro (professor Marcos Suzano), Percussão Corporal (grupo Barbatuques) e Clube do Rudimento (rudimentos para bateria e percussão, com os professores Lucio Vieira e Fred Castilho).

As oficinas musicais dos cursos de verão serão realizadas em imersão de cinco aulas com duração de uma semana. A Maracatu Brasil também oferece em 2011 seus cursos regulares, que podem ser feitos em grupo ou individualmente. Aulas em grupo: Bloco empolga às 9h, Rio Pandeiro (com Tadeu Campany), Ritmos Brasileiro e Percussão Infantil (com Jadna Zimmermann), Pandeiro (com Clarice Magalhães), Tambor Carioca (com Sérgio Conforti), Maracatu e Ritmos de Candomblé (com Alexandre Garnizé), Roda de Samba (com Fabiano Salek), O Passo (com Mateus Xavier e Felipe Resnick), Congas, Cajon e Candomblé (com Fabrício dos Reis) e Bloco Maracatu (com Mestre Odilon Costa). Aulas individuais: Bateria, Baixo, Guitarra, Violão, Teclado, Flauta, Piano, Sax, Canto, Cavaquinho, Trompete e Percussão.

>> Mais sobre as oficinas de verão <<

Colônia de férias da Semínima – com Patrícia Mauro e Sérgio Conforti/ 10 a 29 de janeiro de 2011, das 9h às 12, e das 13h às 16h

A oficina é parte do livro/CD de iniciação musical “A Semínima Solítária“ (Ed. Irmãos Vitale) para trabalhar não só a música, como o teatro e as artes plásticas.

Valendo-se da história contada e cantada no livro/CD, são propostas atividades que passam conhecimentos básicos da música (conceitos, nomenclaturas e figuras musicais, leitura rítmica, etc.), além de percussão, canto, desenho, jogos teatrais, expressão corporal e confecção de instrumentos musicais com material reciclável. Direcionada a crianças de cinco a dez anos, a colônia oferece a opção do aluno frequentar uma ou, com desconto, o pacote de duas ou três semanas. Ministrada pelos próprios autores, Patrícia Mauro (cantora, atriz, professora de teatro) e Sérgio Conforti (músico, professor de bateria, percussão e educação musical infantil), também ilustrador do livro, contará, ainda, com uma professora convidada.

Afroxé Oju Aiye – Com Dofono/ 7 a 11 de fevereiro de 2011, das 16h às 18h
A Oficina oferece vivência musical e religiosa desta festa cultural africana que é o Afroxé.

Música Universal – com Itiberê Zwarg/ 17 a 21 de janeiro de 2011, das 14h às 18h
As oficinas da música universal, ministradas por Itiberê Zwarg desde 1999, têm como objetivo levar aos músicos afins a prática de uma qualidade de música que evidencia, dentre outras coisas, a ausência do preconceito para com os estilos. As oficinas lidam com as ferramentas (harmonia, ritmo e melodia) de forma profunda e premiam e estimulam a criação em tempo real. Para que isso seja possível, cultua-se internalizar a pulsação rítmica e os sons dos acordes contidos nas peças compostas durante o curso por Itiberê. No grupo que se forma (geralmente heterogênio), quem pode mais musicalmente é mais exigido. Assim, todos se vão se sentir participantes ativos.

Itiberê produz música para qualquer formação. Trata-se, portanto, de uma oficina com formações diferentes.

Um monitor escreve, quase em tempo real, tudo o que é composto por Itiberê.
É proposta não ler música e sim lidar com as referências auditivas. A "memória intuitiva" é responsável por fazer os alunos aptos criarem em tempo real.
No final de cada oficina, a peça que foi trabalhada vai ser apresentada e, depois, postada no Youtube.

O Passo – com Lucas Ciavatta/ 17 a 21 de janeiro de 2011, das 9h às 15h
Método de Educação Musical criado por Lucas Ciavatta em 1996 e, atualmente, utilizado no Brasil e no Exterior. Aborda, inicialmente, a questão rítmica, seguindo em direção à melódica. A maior inspiração deste curso veio da riqueza do fazer musical popular brasileiro, principalmente no que diz respeito à relação entre corpo e música no processo de aquisição do suingue. Baseado num andar específico e orientado por dois princípios (inclusão e autonomia) e quatro eixos (corpo, representação, grupo e cultura), O Passo introduziu no ensino-aprendizagem de ritmo e som novos conceitos, como posição e espaço musical, e novas ferramentas, como o andar que dá nome ao método, notações orais e corporais e a Partitura d´O Passo.

Oficina de Pandeiro – com Marco Suzano/ 7 a 11 de fevereiro de 2011, das 19h às 21h

Percussionista carioca, Marco Suzano escutava rock na adolescência até ouvir o naipe de percussão de um bloco carnavalesco e ficar fascinado. Comprou diversos instrumentos, tocou surdo, cuíca e fixou-se no pandeiro depois de assistir a um programa com Jorginho do Pandeiro, do conjunto Época de Ouro.

Fez faculdade de economia ao mesmo tempo em que frequentava a casa de Hermeto Pascoal e Radamés Gnattali. Depois de formado, estudou ritmos africanos ao lado de um grupo com Paulo Moura, tocou com Zizi Possi, Água de Moringa, Marisa Monte, Zé Kéti, Gilberto Gil, Lenine e outros. Mais tarde, desenvolveu técnicas para o instrumento, difundidas em cursos e workshops.

Em 1993, sua parceria com o músico pernambucano Lenine se transformou no elogiado disco "Olho de Peixe", lançado pela gravadora Velas. O primeiro disco solo de Suzano, "Sambatown", de 1996, traz concepções inovadoras para o uso do pandeiro, intensificando a batida samba-funk e a utilização de sons mais graves. Em 2000, sai pela Trama o CD "Flash", em que o músico envereda ainda mais pelos caminhos da eletrônica.

Oficina de Barbatuques – com o grupo Barbatuques/ de 31 de janeiro a 4 de fevereiro de 2011, das 19h às 21h

A linguagem artística e a técnica específica utilizada pelo Barbatuques foram desenvolvidas pelo músico Fernando Barba com base em pesquisas que realiza desde 1988. As aulas são ministradas pelos integrantes sob sua supervisão.
De forma prática e coletiva, as oficinas proporcionam aos participantes a exploração e descoberta dos inúmeros sons produzidos pelo corpo: palmas, estalos, batidas, sapateados, recursos vocais entre outros; e a utilização deles na produção de ritmos e melodias.

São indicadas a qualquer pessoa, independente da idade e formação, principalmente a quem deseja desenvolver a capacidade rítmica e de improvisação, aprimorar a coordenação motora e conhecer uma forma ampla de “musicalizar-se”. Profissionais educadores, das mais variadas áreas, podem enriquecer sua didática com elementos da percussão corporal.

Clube do Rudimento – com Lucio Vieira e Fred Castilho/ de 14 a 18 de fevereiro de 2011, das 18h30 às 20h
O objetivo da Oficina é instruir e capacitar tecnicamente bateristas e percussionistas em geral (instrumentos tocados com baquetas) a obterem melhor rendimento em performances dentro de sua área de atuação, trabalhando conceitos básicos (técnicos), aplicação prática (ritmos e peças em grupo), entre outras coisas.

Maracatu Brasil
Rua Ipiranga, 49 – Laranjeiras
Inscrições abertas para as Oficinas de Verão
Mais informações, como valores, ligar para 2557-4754 ou 9601-4776/ www.maracatubrasil.com.br

Veja todas as notícas já postadas até hoje, clique aqui.