news
Shopping Bay Market recebe Médicos Sem Fronteiras
quarta-feira, 15 de dezembro de 2010
Compartilhar
Depois de uma temporada no Rio de Janeiro e outra em Brasília, a nova exposição da organização humanitária Médicos Sem Fronteiras chega em Niterói no dia 15 de dezembro. O evento, que ficará em cartaz até 13 de janeiro no Shopping Bay Market, em Niterói, mostra como vivem e trabalham os brasileiros que levam ajuda humanitária a lugares remotos em situações de catástrofes naturais, fome, conflitos armados e epidemias, como Paquistão (Ásia) e Suazilândia (África). A estréia da exposição será marcada pela palestra do médico Paulo Reis.

Reis voltou recentemente do Afeganistão. Antes esteve em Serra Leoa, Libéria, Sudão e Colômbia. A história de Reis e de todos os demais brasileiros de MSF são apresentadas em quatro totens, que representam os eixos de atuação da organização (catástrofes, fome, conflitos e epidemias), equipados com aparelho de MP3 e fone, onde os visitantes podem ouvir os depoimentos dos profissionais. Quatro vídeos também mostram as experiências dos brasileiros nos projetos de Médicos Sem Fronteiras.

A pediatra Flávia Rosa da Silva é uma das médicas retratadas na exposição. Ela trabalha em Serra Leoa.“É muito difícil ficar longe da família, dos amigos, da sua casa, do conforto, longe das facilidades que a gente tem no Brasil, mas por outro lado é uma experiência única. Existe um grande choque cultural quando você chega aqui, no primeiro mês, até conseguir se adaptar. Mas é muito bom, você encontra um mundo novo, cheio de novas possibilidades”, diz. “Aqui foi a primeira vez que eu vi tanta criança desnutrida, que vi os três tipos de desnutrição associados”, conta em seu relato.

Um dos objetivos da exposição é estimular os profissionais brasileiros a continuar levando cuidados a populações que não têm acesso à assistência médica. "Queremos mostrar a importância da ajuda humanitária e sensibilizar as pessoas a participarem do nosso trabalho. Seja fazendo parte do nosso quadro de profissionais, formado por pessoas de várias áreas, além da saúde, ou contribuindo com doações", diz o diretor executivo de MSF, Tyler Fainstat.

Interatividade – Um monitor de 50 polegadas mostra um mapa digital com as fotos dos mais de 40 brasileiros em missão. Ao clicar no rosto do profissional, o visitante fica sabendo onde ele nasceu, em quais países já trabalhou e onde está atuando no momento. Também é possível gravar em vídeo uma mensagem de incentivo para qualquer um deles.

Os depoimentos vão para o site da exposição e o visitante pode compartilhar seu vídeo em redes sociais. Os 10 vídeos mais acessados serão premiados com brindes MSF.

Site - Todo o conteúdo da exposição fica disponível no site http://www.experienciasdevida.org.br. Os internautas também podem gravar seus recados para os profissionais de MSF e participar do concurso dos vídeos. Além de ganhar brindes, os vídeos mais acessados serão exibidos na exposição física.

>> SERVIÇO <<
Evento: Exposição Experiências de Vida
Local: Bay Market (2° piso)
Endereço: R. Visconde do Rio Branco, 360, Niterói – Rio de Janeiro
Data: de 15 de dezembro a 13 de janeiro
Visitas monitoradas: terça a domingo, das 14 às 20 horas
Entrada: Grátis
Palestras: 17/12 e 13/01, às 18h

Veja todas as notícas já postadas até hoje, clique aqui.