news
SALA DE ARTE: Espaço para conhecer novos artistas e comprar peças de veteranos a preços acessíveis
sexta-feira, 17 de dezembro de 2010
Compartilhar
Sala de Arte é um evento que irá ocupar o espaço de uma casa na Gávea e reunir 11 artistas para a venda de produções contemporâneas. Sua abertura será no dia 10/ 12, às 19h30. Será a oportunidade de proporcionar o contato direto entre público e artista, intermediar e facilitar negociações, estimular a formação de novas coleções particulares e divulgar novos nomes.

Estarão expostas obras assinadas por artistas plásticos renomados e por gente jovem que anda fazendo barulho na cena. Alguns dos nomes confirmados são Sergio Marimba, Mana Bernardes, Rafael Inacio, Bento Marzo e Dony Gonçalves. Estarão a venda suas pinturas, fotografias, gravuras, esculturas, joias, tudo vendido a preços acessíveis numa feira de arte com clima caseiro.

Sala de Arte irá oferecer uma faixa de preço ampla, acessível a todo público admirador de arte. Uma das atrações será uma seleção de trabalhos a venda por R$150,00, ideal para quem busca presentes de Natal.

Em sua primeira edição, a Sala de Arte terá entrada franca e ficará em cartaz de 11 a 23 de dezembro de 2010, das 15h às 19h.

:: Sobre os artistas ::

AILTON DA SILVA

Ailton da Silva nasceu em Salvador em 1980, vive no Rio de Janeiro e trabalha com fotografia desde 1996. Atualmente é laboratorista do Instituto Moreira Salles, onde é responsável pelos tratamentos e ampliação dos negativos das coleções há 9 anos. Já participou de coletivas e consta em seu currículo a exposição individual: "Álbum comparativo”, realizada no Centro Cultural Carioca (2009), onde registrou os mesmos locais fotografados no seculo XIX por Marc Ferrez. Expõe fotografias.

BENTO MARZO

Fotografo, formado em história pela PUC-RJ. Participou, entre outros, dos filmes Carandiru e Tropa de Elite II, onde assinou o still adicional. Durante dois anos realizou pesquisas iconográficas para os livros “Rio de Janeiro
1930-1960: uma crônica fotográfica.” e “Augusto Malta e o Rio de Janeiro:1903-1936.” da editora G. Ermakoff.

BILI GEBARA

Philippe GebaraObili, desenhista, começou sua carreira aos 13 anos ilustrando revistas e jornais e aos 17 iniciou sua carreira de tatuador. Foi premiado pela Bienal Internacional de Quadrinhos de 1993. Estudou na Escola de Belas Artes de Nova York, onde realizou exposições e deu inicio à CuboTopia, série que criou uma identidade visual que utiliza mídias bi e tri dimensionais onde formas geométricas se comunicam no espaço. Expõe Pinturas e esculturas da série CuboTopia, além de seu portfolio de desenhos.

CHICA BATELLA

Chica Batella é formada em pintura pela Escola de Belas Artes, UFRJ. Trabalha com audiovisual, cenografia e direção de arte. Desenvolve em seu trabalho a relação do indivíduo com seu corpo. Já participou em diversas exposições coletivas com pinturas e videos. Expõe desenhos e pinturas.

DONY GONÇALVES

Dony Gonçalves trabalha com artes plásticas desde 1975. Em seu trabalho, investiga a cerâmica e o papel, materiais impregnados de tradição, história e simbolismo, buscando rupturas e intercâmbio entre os suportes. Participou de diversas exposições e salões nacionais e internacionais, obtendo premiações, entre elas teve a escultura em ceramica “Stone Memory” premiada na Bienal de Artes de Ohio de 1999. Em 1991 obteve menção honrosa no Salão Nacionla da Cerâmica de Curitiba, onde também voltou a expor em 2010. Expõe esculturas e pinturas.

JOANA PASSI

Joana Passi, formada em pintura na Escola de Belas Artes da UFRJ, já participou de exposições coletivas no Rio de Janeiro e em Montreal, no Canadá, onde estudou história da arte. Além de pinturas, produz esculturas e pesquisa a relação entre artes e o espaço público com intervenções urbanas e trabalhos interativos. Foi premiada com o prémio de teatro Arlequim em 2008 pelo cenário para a peça Anne Frank.

Seu trabalho FOCO, que utiliza novas midias interativas digitais, realizado em parceria com o Instituto de Matematica Pura e Aplicado (IMPA), também foi premiado e apresentado no Festival Internacional de Linguagem Eletronica (FILE) 2009. Atua também como cenografa e diretora de arte e arte educadora. Expõe Pinturas e desenhos.

JOAO GABRIEL LEMOS

João Gabriel Reis Lemos começou aos 17 anos como assistente de fotografia e trabalhou durante dois anos com renomados fotógrafos das áreas editorial e de publicidade. Logo após esta experiência foi contratado pelo bureau de impressão digital fine art Estudio Lupa, onde trabalhou como montador de fotografias. Desde fevereiro de 2010 trabalha no Instituto Moreira Salles como assistente cultural na reserva técnica fotográfica, onde se dedica a fazer acabamento e montagem de fotografias para as exposições realizadas pelo IMS. Expõe fotografias.

MANA BERNARDES

Mana Bernardes é designer de jóias, poetisa e artista plástica. Múltiplo, seu trabalho circula do Chelsea Art Museum, em Nova York, às ruas de comércio popular. O trabalho de Mana busca um caminho justo e sustentável através do tripé educação, arte e design.

Suas peças são jóias pela maneira como Mana enxerga a nobreza nos materiais: restos de garrafa PET, palitos de madeira, grampos, bolas de gude, entre outros. Todos os produtos são feitos manualmente por artesãos treinados por Mana, com o objetivo de fomentar educação, cultura e cidadania, além de gerar renda.

Em 2004, fez a coleção de jóias “Brincadeira de Bic” para a marca À Colecionadora, da estilista Luisa Marcier. Já em 2005, convidada pelos Irmãos Campana, expôs na Fundação Cartier, na França. Participou da mostra comemorativa da revista inglesa “I-D”, passando por seis cidades entre elas Londres, Paris e Tókio. 2006 foi o ano de sua primeira exposição individual, “O Trabalho é Seu”, no Paço Imperial do Rio de Janeiro. Trabalhou o tema Sustentabilidade com a instalação “Raízes de Melissa” no evento São Paulo Fashion Week 2007.

No mesmo ano, Mana concebe a obra “No Papel não caberia, O que no corpo já não cabia, Na poesia caberia” uma escultura de 3x3m feita com luz e lâminas papel vegetal, integrante da exposição “Moradias Transitórias”, exposta no Museu Nacional de Brasília.

RAFAEL INACIO

Inacio, nascido em 1982 no Rio de Janeiro, se formou em Desenho Industrial pela PUC-Rio em 2009, fez curso de desenho e pintura no Parque Lage em 2000 e freqüenta o EAV até hoje. Já teve seus trabalhos expostos ao redor do Rio de Janeiro em eventos como Tocayo (2004 e 2006), CEP 20000 (2004 e 2005) e até no camarim dos Rolling Stones no Copacabana Palace.

Sua primeira individual, Os Desilutópicos Coloridos, foi em 2006, sua segunda, Divas, Pele e Osso, em 2007. Participou do Mentes Urbanas (2007), Paisagens Sônicas (2008), Araka (2008) e em 2010 da exposição Registro de Ocorrência, na Jaime Portas Vila Seca Galeria, da qual é artista. Atualmente o artista também desenvolve novas linguagens e novos suportes, como o papelão e o metal, em trabalhos de experimentação, inclusive com outras mídias como o vídeo.

Rafael Inacio transforma sua visão de mundo em uma fragmentação de imagens do corpo e suas muletas, refletindo sua experiência de vida na visualidade de suas pinturas. Assim, traz para a sua arte características da pós- modernidade através de uma estética que remete ao cartoon.

Corpos em sua interface com os movimentos do desejo, com as possibilidades infinitas de ser desejo, de ter desejo. Esse é o diálogo proposto pelo artista. Expõe pinturas.

RUAN D’ORNELLAS

Atualmente estuda Pintura na Escola de Belas Artes da UFRJ, Ruan Dornellas, nasceu em Volta Redonda interior do estado do Rio de Janeiro. Fez sua primeira individual de pinturas em 2008, em sua cidade natal. Apesar de sua graduação em Pintura, criou linguagens diferentes na linha de gravura onde trabalha os dois extremos, do poster ao selo, indo do gráfico ao detalhe mínimo. Participou de inumeras exposições coletivas de gravura. Expõe lito-gravuras.

SERGIO MARIMBA

Sérgio Marimba é artista plástico e cenógrafo. Iniciou sua carreira em 1982, desenvolvendo estruturas e esculturas em metal para o carnaval do Rio. Nas artes plásticas tem como matéria-prima essencial o ferro oxidado e materiais reciclados. Suas esculturas em sucatas de ferro estão em exposição permanente em diversos Espaços Comlurbeno Rio. Frequentou cursos na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, participou de mostras individuais e coletivas. Seu atual trabalho intitula-se “Lembranças Perdidas” e trata-se do resgate de imagens desprezadas em lixões, dentre elas: cartas, fotos, telegramas, cartões postais, negativos de vidro e objetos. O artista as seleciona e as imprime em chapas de aço oxidadas. Em seguida, as organiza em pilhas como um grande fichário do tempo.

Em shows, filmes, festas e especialmente no teatro, trabalhou na criação de cenografia com renomados diretores. Foi premiado com o Mambembe (1998) e o Rio Dança (1988). Em 1998, participou doOerol Festival, na Holanda, como cenógrafo convidado da companhia de teatro Dogtroep. Expõe pinturas e esculturas.

Sala de Arte 2010:
Exposição: 11 a 23 de dezembro, das 14h às 20h ou agendar visitas pelo telefone (21) 3325-9938/ (21) 88772967/ (21) 81624876
Entrada franca.

Endereço:
Avenida Visconde de Albuquerque, 1392.
Tel.: (021) 3325-9938

Veja todas as notícas já postadas até hoje, clique aqui.