news
Museu de Folclore reabre à visitação após reformas
sexta-feira, 28 de janeiro de 2011
Compartilhar
Após sete meses em que esteve fechada para reformas de seus espaços, a exposição de longa duração do Museu de Folclore Edison Carneiro reabriu à visitação, na quarta-feira, 19.01.2011, às 11 horas.

Situado na Rua do Catete, 181, o Museu passou por obras de telhados, revisão e recuperação da rede elétrica, reparação de forros, pintura de paredes e painéis e limpeza da fachada frontal e recebeu novo sistema integrado de circuito fechado de televisão, detecção de incêndio, alarme e controle de acesso, por meio de convênio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no âmbito de edital do Ministério da Justiça.

O fechamento do Museu procurou garantir a segurança dos próprios visitantes. Na oportunidade também o sistema de climatização foi todo reformado, proporcionando grande melhoria nas condições de conservação dos objetos expostos. Nesse período o acervo da exposição foi transferido para as reservas técnicas, onde foram providenciados a confecção de materiais e suportes de acondicionamento das peças, o diagnóstico do estado dos objetos, sua higienização, remarcação e atualização de suas respectivas fichas de inventário.

Foram feitas, ainda, pequenas ações de conservação e restauro de objetos, especialmente daqueles com problemas mais acentuados de deterioração. Também foi realizada a seleção de objetos e imagens para figurarem na remontagem da exposição, baseada, parcialmente, em uma avaliação da mostra junto ao público feita por meio da leitura dos livros de opinião dos visitantes.

--------------------------------------------------

:: SERVIÇO ::
Reabertura da exposição de longa duração do Museu de Folclore Edison Carneiro
reaberto a partir de 19.01.2011
Rua do Catete, 181, Catete
Rio de Janeiro - RJ

Veja todas as notícas já postadas até hoje, clique aqui.