news
Clássicos da literatura brasileira serão lançados dia 4 na Brown University, EUA
quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011
Compartilhar
Três clássicos da literatura brasileira serão lançados no próximo dia 4 de fevereiro, na Brown University, em Providence, nos Estados Unidos. Os títulos fazem parte da coleção River of January – O Rio de Janeiro visto por seus escritores, cujo propósito é publicar edições bilingues de obras que buscaram revelar o espírito carioca nos últimos 200 anos. Na ocasião, serão lançados A Alma Encantadora das Ruas - The Enchanting Soul of The Streets, de João do Rio, Memórias de Um Sargento de Milicias - Memoirs of a Militia Sergeant, de Manuel Antônio de Almeida, e Casa Velha – The Old House, de Machado de Assis.

O lançamento será durante o painel Rio de Janeiro in Literature, organizado pelo Departamento de Língua Portuguesa, Estudos Brasileiros e Literatura Comparada do Centro para Estudos Latinos Americanos e Caribenhos da Brown University, pelo Instituto Cultural Cidade Viva e pelo Instituto Light, ambos do Rio de Janeiro.

Participarão do evento o embaixador Ronaldo Dunlop, Consul Geral do Brasil em Hartford, Nelson Vieira, professor da Brown, que introduzirá algumas ideias sobre os livros Casa Velha e A Alma Encantadora das Ruas, o professor Luiz Valente, que falará sobre Memórias de um Sargento de Milícias, além de Francis Miszputen, produtora-executiva da série.

River of January - Com a tradução literal e ousada do nome da cidade, a coleção tem como ideia principal permiti r que o leitor vivencie a experiência de “ser carioca” em diferentes épocas, apresentando um retrato da vida e dos costumes da cidade do Rio de Janeiro, desde a instalação da corte até os dias de hoje.

Seu diferencial em relação a outras publicações bilingues está no ineditismo de o português ser o idioma-base da tradução. Ademais, todos os títulos são ilustrados por nomes que além de serem referência nas artes plásticas do Rio de Janeiro, são capazes de dialogar de maneira original com o texto. As ilustrações dos três primeiros livros lançados são assinadas respectivamente por Waltercio Caldas, Luiz Aquila e Daniel Senise.

Traduzida pelo inglês Mark Carlyon, a série foi concebida com o objetivo de facilitar o aprendizado de ambas as línguas, além de propiciar aos leitores dotados de maior inter esse linguístico e literário um prazer mais intenso na leitura desses textos.

Com patrocínio da Light S.A. e da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, através da Lei Estadual de Incentivo a Cultura, a coleção é uma iniciativa do Instituto Light, em parceria com o Instituto Cultural Cidade Viva (ICCV), e editada pela Editora Cidade Viva.

Títulos publicados pela série River of January – O Rio de Janeiro visto por seus autores:

A Alma Encantadora das Ruas - The Enchanting Soul of The Streets: Esta é a primeira vez que uma obra de João do Rio é traduzida para o inglês. Considerado o responsável por elevar o jornalismo a uma arte literária no início do século XX, o autor publicou suas crônicas em diversos jornais cariocas. “Mais carioca que ele, impossível”, diz Mark Carlyon, tradutor da obra, poeta e escritor. “João do Rio foi uma pessoa cujo português era sui generis, com estilo próprio, inconfundível.”

Memórias de Um Sargento de Milí cias – Memoirs of a Militia Segeant: Considerado um dos 100 livros mais importantes da literatura brasileira, foi escrito por Manuel Antônio de Almeida entre 1852 e 1853, em forma de folhetins semanais, publicados no suplemento Pacotilha, do Correio Mercantil. Só mais tarde foram agrupados no livro, cujo título é um dos mais lidos e festejados da literatura brasileira. O autor, que nasceu no Rio, filho de imigrantes portugueses, viveu de 1831 a 1861. Era médico e funcionário público. Escreveu pouco, nada que tivesse merecido atenção do público ou da crítica, salvo esta que foi sua principal obra.

Casa Velha – The Old House: Romance maduro de Machado de Assis, Casa Velha foi publicado em forma de folhetins em 1885. A primeira edição do livro só veio a ser lançada em 1943. No livro, que conta os meandros da vida familiar de um alto membro do governo do imperador Pedro II, o autor faz uma crítica aos costumes da época, relatando intrigas imperiais e a mesquinhez da aristocracia tropical de Pedro II, da igreja, seus jogos de interesses e fogueira das vaidades. Considerado um dos maiores nomes da literatura brasileira, Machado de Assis pertenceu ao movimento literário conhecido como Romantismo. Sua relação de obras é bem ampla e inclui romances, contos, poemas e críticas literárias.

Endereço do lançamento:
Brown University
Crystal Room, Alumnae Hall
194 Meeting St.
Providence, RI 02912
Horário: das 15h às 17h30

Veja todas as notícas já postadas até hoje, clique aqui.