news
Projeto ´Só Alegria Vai Contagiar Neste Carnaval´ completa 21 anos
segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011
Compartilhar
O Projeto “Só Alegria Vai Contagiar Neste Carnaval” está completando 21 anos em 2011. Lançado e idealizado pelo Prof. Márcio Tadeu Ribeiro Francisco, coordenador do curso de Enfermagem da Universidade Veiga de Almeida (UVA), o projeto tem novos parceiros e objetivos para o Carnaval deste ano.

O objetivo é distribuir para a população cerca de 500 mil preservativos e material educativo sobre DSTs/AIDs e Hepatites Virais durante os dias de folia. Todo o material e os kits da campanha com camisetas, bonés, ventarolas e porta-preservativos já estão sendo preparados para serem entregues durante o Carnaval.

O projeto também tem como objetivo específico pesquisar os costumes e conhecimento da população sobre os assuntos discutidos pela campanha. Por isso, os agentes multiplicadores que irão atuar na Marquês de Sapucaí durante os quatro dias de Carnaval entregarão à população um questionário, com perguntas sobre conhecimento de doenças sexualmente transmissíveis, formas de infecção e comportamento sexual. A expectativa para este ano é que mais de 3 mil pessoas participem da pesquisa.

O resultado da pesquisa serve como base para alunos e docentes trabalharem em projetos de pesquisa de extensão, monografia e dissertação nas instituições. Além disso, são utilizadas na participação dos alunos envolvidos na pesquisa em congressos da área.

Além da atuação na Marquês de Sapucaí durante os dias de desfiles, o projeto com foco no Carnaval já está sendo realizado também nos ensaios técnicos das escolas de samba, que acontecem semanalmente na Avenida desde dezembro. Além das visitas da equipe de agentes nas quadras das escolas de samba, na Cidade do Samba e no Terreirão do Samba.

De acordo com Márcio Tadeu, idealizador e coordenador executivo do projeto, a campanha envolve muito mais do que questões culturais e sociais. “A manutenção do nosso projeto está na força física, espiritual e mental da nossa equipe. O nosso objetivo é, de fato, informar aos jovens sobre os perigos das doenças sexualmente transmissíveis. E a melhor forma de fazer isso é pessoalmente”, explica.

O coordenador técnico do projeto, Marcos Moraes, também comenta a importância dos 21 anos de campanha. “Eu caí no mundo da AIDs e das doenças sexualmente transmissíveis de ‘pára-quedas’. E agradeço todos os dias por isso. Vejo que essa é a minha missão aqui nessa vida. Nós temos um imenso prazer em lidar com as pessoas e trazer a elas um pouco de informação e conhecimento”, afirma.

Além de contar com apoio do Departamento DST/AIDS e hepatites virais do Ministério da Saúde, da Secretaria do Estado de Saúde e Defesa Civil (SESDEC) para distribuição gratuita de preservativos à população, a campanha este ano tem ainda a parceria da FAPERJ (Federação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro), da UNAIDS (Joint United Nations Programme on HIV/AIDS), da UNFPA, da UNIFEM, da UVA, da UERJ, da ABIA (Associação Brasileira Interdisciplinar de AIDS), do Centro Cultural Cartola, da Liesa e da Riotur.

O Projeto “Só Alegria” acontece durante todo o ano em comunidades e é no período do Carnaval que a campanha é estendida para toda a população na Marquês de Sapucaí. Ao todo, são 70 pessoas que trabalham como agentes multiplicadores do projeto. Entre elas, estão pessoas das comunidades da Mangueira e do Morro dos Macacos, alunos da Universidade Veiga de Almeida (UVA) e da UERJ, além de funcionários de órgãos do estado.

Veja todas as notícas já postadas até hoje, clique aqui.