news
18º Festival de Teatro do Rio está com inscrições abertas
quinta-feira, 17 de março de 2011
Compartilhar
Criado em 1993 com o objetivo de oferecer oportunidades para novos grupos teatrais e artistas de todo o país, o Festival de Teatro do Rio comemora sua 18ª edição em 2011. Promovido pelo Centro Cultural Veiga de Almeida, ele é o mais antigo e ininterrupto evento teatral realizado na cidade. As inscrições estarão abertas de 15 de março a 25 de maio. Para participar, os interessados devem preencher a ficha de inscrição disponível no site (www.uva.br/festivaldeteatro) e encaminhar o material solicitado pelos correios como texto, currículo dos atores e fotos de cenas da peça, vídeo da peça, entre outros.

Uma comissão selecionará sete peças que serão apresentadas, em agosto, no Rio de Janeiro. Além das apresentações, as produções também concorrerão a premiação nas categorias ator, ator coadjuvante, atriz, atriz coadjuvante, direção, figurino, cenografia, iluminação, texto e melhor espetáculo – que conta com dois resultados: o do júri oficial e do voto popular. As melhores montagens indicadas pelo júri oficial e pelo voto popular receberão premiações em dinheiro.

>> HISTÓRIA DO FESTIVAL <<

Comemorando a marca de 18 anos de existência, o Festival de Teatro do Rio coleciona números que dão a dimensão do seu sucesso. Mais de 2 mil grupos de todo o país já se inscreveram, quase 50 grupos já se apresentaram no festival e cerca de 40 mil pessoas assistiram às peças encenadas. Só na última edição, recebeu mais de 100 inscrições. Além da exibição de peças, são realizados debates sobre os espetáculos e oficinas com renomados diretores, atores e produtores teatrais.

- Incentivamos a dinâmica cultural e o intercâmbio entre artistas e grupos de diferentes regiões. A partir da inclusão cultural, promovemos a inclusão social, já que o público tem a chance de, durante uma semana, assistir a peças selecionadas no Brasil todo. Além disso, os espectadores têm a possibilidade de debater com os artistas e também de votar no melhor espetáculo - afirma Maria Anunciata de Almeida, diretora do Centro Cultural Veiga de Almeida e do Festival.

Grandes sucessos já passaram pelos palcos do Festival de Teatro do Rio. Em 2001, a peça “Raul fora da lei”, de Roberto Bomtempo, estreou no evento com grande sucesso, que se repetiu durante as várias temporadas do espetáculo. Outros exemplos de espetáculos bem-sucedidos que passaram pelos palcos do Festival são “Memória de Embornal”, “Anjo Malaquias”, “Relações – Peça Quase Romântica” e “Filhos do Brasil”.

A cada edição, o Festival de Teatro do Rio homenageia um artista que tenha, em sua história profissional, grande ligação com os palcos. Entre os prestigiados em edições anteriores estão: Domingos de Oliveira, Fernanda Montenegro, Ítalo Rossi, Maria Clara Machado, Milton Gonçalves, Nathália Timberg, Paulo José, Renata Sorrah, Marieta Severo, Laura Cardoso, Tônia Carrero e Sérgio Britto, além do grupo Asdrúbal Trouxe o Trombone e do Retiro dos Artistas.

Veja todas as notícas já postadas até hoje, clique aqui.