news
CCBB NA ORLA estreia dia 26 com o Samba de Fato
quinta-feira, 24 de março de 2011
Compartilhar
Um quiosque na famosa praia de Copacabana, em frente à Rua Siqueira Campos. Parece uma boa pedida? O banco do Brasil aposta que sim. Em iniciativa inédita, a instituição vai ocupar criativamente o espaço durante os finais de semana. Aos sábados, realizando shows, e aos domingos, ministrando oficinas. “A ideia é fazer um intercâmbio entre os músicos que se apresentam no CCBB e no quiosque”, explica Carlos Belém, produtor convidado para fazer a gestão do projeto. O CCBB NA ORLA vai até fevereiro de 2012 e será totalmente gratuito.

A estreia será no sábado, dia 26, às 18h, com o Samba de Fato. O quarteto estelar é formado por Pedro Amorim (bandolim, cavaquinho, violão de 6 cordas e voz), Alfredo Del Penho (violão de 7 cordas e voz), Pedro Miranda (percussão e voz) e Paulino Dias (percussão e voz). No roteiro, “Lenha na fogueira” (Mauro Duarte e Paulo César Pinheiro), “Pimenteira” (Roque Ferreira), “Sem meu tamborim não vou” (Bide e Marçal), “Acontece que eu sou baiano” (Dorival Caymmi), “Recomeçar” (Elton Medeiros e Paulinho da Viola) e “Samba de moreninha” (Pedro Amorim), entre outras.

No domingo, dia 27, às 17h, haverá o início das oficinas com os experientes músicos do Rio Maracatu. Será uma aula prática de instrumentos percussivos, como tarol, gongué e alfaias, ministrada por cinco integrantes, que levarão os instrumentos para a turma. Há 35 vagas, ocupadas por ordem de chegada. Os demais podem participar como ouvintes.

>> Quatro estações <<
A programação será combinada com as quatro estações do ano: Samba de Verão, Choros de Outono, Aqui Jazz o Inverno e Primavera Bossa Nova. Eventualmente, haverá um duo ou trio fixo, reunindo jovens talentos e grandes nomes. E também eventualmente será convidada alguma atração da música de concerto. “Queremos oferecer música de qualidade, com padrão diferenciado em relação às atrações meramente turísticas tão comuns na orla carioca. Estamos pensando no público que tem o ouvido mais exigente”, diz Belém.

“A praia é um espaço que faz parte da vida do carioca de forma muito intensa e positiva”, comenta Marcos Mantoan, gerente do CCBB Rio, outro lugar que “também foi incorporado pelos moradores do Rio de Janeiro como um patrimônio da cidade e um lugar democrático de encontros e conhecimento. Levar um pouco da nossa programação para uma das mais famosas praias do mundo com o CCBB NA ORLA é oferecer ao público em geral, cariocas e turistas, a oportunidade de vivenciar em um ambiente essenciamente descontraído um pouco do que pode ser visto no prédio centenário do Centro da metrópole”.

>> Pedro Amorim lidera as rodas dos Choros de Outono <<
Para abril, está confirmado o início dos Choros de Outono, liderado pelo bandolinista Pedro Amorim, com os alunos da Escola Portátil de Música. As rodas de choro serão realizadas nos cinco sábados do mês, às 18h. E aos domingos, o legendário Jorginho do Pandeiro se une ao filho, Celsinho Silva, e ao neto, Eduardo Silva, para as oficinas, chamadas "Pandeiradas".

Veja todas as notícas já postadas até hoje, clique aqui.