news
Ecomuseu Ilha Grande lança Concurso de Fotografia
quinta-feira, 14 de abril de 2011
Compartilhar
Dividido em quatro programas distintos e interdependentes, a saber: o Museu do Cárcere, o Centro Multimídia, o Parque Botânico e o Museu do Meio Ambiente, o Ecomuseu Ilha Grande lança inscrições para um concurso de fotografia sobre o tema da água a partir de 8 de abril de 2011. Iniciativa do Museu do Meio Ambiente, espaço dedicado à promoção lúdica e criativa da educação ambiental junto à população, o concurso é dividido em duas categorias, abrangendo o trabalho de jovens entre 12 e 17 anos na categoria 1, e na categoria 2, envolvendo fotos produzidas por maiores de 17 anos.

Os fotógrafos que apresentarem as melhores imagens com o tema “Olhares da Água para a Vida na Ilha Grande” estarão concorrendo a um porta-retrato digital e à incorporação das imagens ao acervo do Ecomuseu. As inscrições são gratuitas e serão encerradas no dia 14 de maio de 2011. As imagens podem ser produzidas em máquinas convencionais ou digitais, mas todas devem ser enviadas para o endereço eletrônico ecomuseu.meioambiente@gmail.com com pelo menos 300 dpi de resolução e sem retoques em programas de manipulação digital. As regras estão publicadas no edital disponível no endereço:
http://www.decult.uerj.br/imagens/RegulamentoConcursodeFotografia.pdf .

O tema do concurso busca a reflexão sobre a água, e suas diversas expressões (sociais, culturais, estéticas, simbólicas, econômicas, artísticas e religiosas). Desta forma, objetiva colaborar para que o olhar extrapole a visão da água como simples elemento da natureza, vinculando-a a outros sentidos e significados.

A iniciativa tem suporte nos projetos aprovados pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro – FAPERJ – (Prioridade Rio/2010 – Apoio ao estudo de temas prioritários para o Governo do Estado do Rio de Janeiro e EXTPESQ/2010 – Programa de Apoio a Projetos de Extensão e Pesquisa); enquadrando-se entre as atividades previstas que visam ao envolvimento das comunidades locais da Ilha Grande e ao reconhecimento de práticas ambientalmente sustentáveis, com foco nos ambientes hídricos da Ilha Grande.

FOTO COMO DOCUMENTO, FOTO COMO ARTE

Registrar um momento especial, documentar um fato noticioso, produzir uma obra de arte, denunciar situações de exploração. O ato fotográfico pode ser motivado por uma infinidade de provocações do mundo. Desde o século XIX, quando a impressão de um instante num pedaço de papel reconfigurou o papel das artes visuais, lançando a pintura na corrida selvagem que desembocou na abstração e no novo figurativismo, passando pelas vanguardas clássicas, a fotografia se desenvolveu como arte de documentação do real e adquiriu status de meio de expressão estética.

A substituição do gesto artesanal do pincel pelo clique numa máquina de espelhos e lentes, capaz de aprisionar luz, lançou as representações do mundo em novo universo a ser explorado por profissionais e especialistas, e, hoje, por qualquer um que possua um aparelho celular dos mais baratos disponíveis no mercado. A banalização do registro maquínico do real por meio do barateamento das tecnologias de captura, projeção, transmissão e impressão de imagens cada vez mais abundantes democratiza também a expressão de pontos de vista sobre determinados temas em pauta nas discussões da opinião pública.

O tema incansavelmente frisado do meio ambiente e da ecologia ganha concretude na proposta inovadora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro com o Ecomuseu Ilha Grande, unidade que restitui à sociedade, sob a forma de investimentos na preservação e difusão do patrimônio ambiental de Mata Atlântica, um espaço onde antes funcionou uma instalação de encarceramento de presos políticos, o Instituto Penal Candido Mendes, por onde passaram personalidades como Graciliano Ramos e Fernando Gabeira. As pesquisas acadêmicas, o ensino de graduação e pós-graduação e as atividades de extensão e cultura convergem num mesmo espaço para a produção de conhecimento sobre a flora local e sobre a história política do país.

UERJ/SR-3/DECULT/ECOMUSEU ILHA GRANDE/Museu do Meio Ambiente apresentam
Concurso de Fotografia “Olhares da Água para a Vida na Ilha Grande”
Inscrições gratuitas pelo e-mail ecomuseu.meioambiente@gmail.com
Regulamento e mais informações em:
http://www.decult.uerj.br/imagens/RegulamentoConcursodeFotografia.pdf ou
http://meioambienteilhagrande.blogspot.com

Veja todas as notícas já postadas até hoje, clique aqui.