news
Livro A Expansão da Mente é lançado no Centro Nyingma de Budismo Tibetano
sexta-feira, 15 de abril de 2011
Compartilhar
A EXPANSÃO DA MENTE - PSICOLOGIA E MEDITAÇÃO

De Tarthang Tulku

Para as pessoas que, em número cada vez maior, estão se interessando por um modo de vida mais espiritual, o livro A Expansão da Mente, de Tarthang Tulku, explica de forma clara o que é a meditação e ensina em termos bem acessíveis a melhor forma de meditar. Editado pela Dharma Publishing - Rio de Janeiro (168 páginas, R$39), o livro será lançado no dia 18 de abril, às 19h, no Centro Nyingma de Budismo Tibetano, localizado no Humaitá (Rio de Janeiro). Na ocasião, Claudio Moraes, coordenador do Nyingma, apresentará uma palestra sobre o livro e logo após acontecerá o Canto da Lua Cheia, onde os convidados se reunirão para a prática de preces e meditação.

Embora a meditação seja o tema geral do livro, seus ensinamentos podem ser aplicados a tudo na vida, pois através deles é possível chegar à compreensão da natureza da mente, dos pensamentos e dos sentimentos humanos.

O livro é dividido em cinco partes. Na abertura, o autor fala sobre o aprendizado por meio da experiência, a autoimagem, autotransformação, a transformação do medo entre outras. Na segunda parte, apresenta como aprofundar a meditação, abrindo-se para os sentidos e as emoções e como deixar de lado a ansiedade. Diferenciar a realidade da ilusão é o assunto abordado na terceira parte, onde os sonhos ganham destaque; e as dimensões da meditação, além significados, estão na parte seguinte. Por último, o Dharma Vivo, onde são destacados sentimentos como amor e compaixão e a semente da iluminação.

A meditação é um processo de aprendizagem, de concentração atenta sobre uma situação ou objeto, a fim de conquistar entendimento acerca de sua natureza única. Por meio de uma concentração atenta, é possível aprender a discernir e sobre uma determinada situação.

Desta forma, a meditação não é algo transcendental ou abstrato, e sim prático, pois através desta prática é possível refletir de um modo concreto sobre qualquer situação de vida. No Budismo, meditação não implica fugir do pensar e sim aprender a aplicar este tipo de pensamento na vida cotidiana.

Muitos livros falam a respeito do Budismo, mas poucos comunicam seu significado. A fim de despertar entendimento nos outros, é preciso, primeiro, saber e, então, viver o que se sabe. A Expansão da Mente é um livro através do qual o Budismo fala ao leitor.

>> SOBRE O AUTOR

Nascido em Golok, no Tibete oriental, Tarthang Tulku foi reconhecido ainda jovem como uma encarnação de um renomado lama do monastério de Tarthang. Educado formalmente dentro da tradição budista do Tibete, alcançou renome como professor inovador e pensador independente de grande visão. Após dez anos na Índia, onde ensinou e publicou textos tibetanos raros, ele se mudou em 1969 para os Estados Unidos. Nessa época estabeleceu em Berkeley, na Califórnia, o Centro Tibetano de Meditação Nyingma e o Projeto de Ajuda aos Tibetanos. Desde 1978, Tarthang Tulku tem direcionado esforços para preservar textos sagrados essenciais para o entendimento e estudo do Budismo Tibetano. Desde então, mais de um milhão de livros tem sido impressos e distribuídos aos praticantes tibetanos e a monastérios da Ásia.

Tradução Manoel Vidal
Revisão Penha Dutra
Revisão técnica Grupo de tradução do Centro nyingma de Budismo tibetano Rio de Janeiro
Projeto gráfico e diagramação Amapola Rios

=================================================

LANÇAMENTO DO LIVRO “A EXPANSÃO DA MENTE - PSICOLOGIA E MEDITAÇÃO”
Dharma Publishing – Rio de Janeiro. 168 páginas, R$39.
Dia 18 de abril, às 19h, no Centro Nyingma de Budismo Tibetano.
Endereço: R. Casuarina, 297 – Casa 2 – Humaitá
Informações: (21) 2527-9388 e (21) 2286-8426
www.nyingmario.org.br

Veja todas as notícas já postadas até hoje, clique aqui.