news
Conversa com o público na Galeria Anna Maria Niemeyer sobre a exposição “Crônicas Urbanas”
segunda-feira, 25 de abril de 2011
Compartilhar
A coletiva “Crônicas Urbanas”, dos artistas Bárbara Schall, Binho Barreto, Bruno Cançado, Camila Bicalho, Fabiano Dutra e Thiago Pena – alunos da Escola Guignard/ UEMG –, ficará em cartaz até o dia 10 de maio. Mas no dia 30 de abril (sábado), às 16h, haverá conversa com o público com a participação de Guilherme Bueno (Crítico de Arte, Diretor do MAC-Niterói, Editor da Revista DAS ARTES e professor da EAV-Parque Lage), dos artistas e dos curadores da mostra – Isaura Pena e Marco Túlio Resende – na Galeria Anna Maria Niemeyer (filial Baixo Gávea).

“Acho importante esta iniciativa da Galeria Anna Maria Niemeyer de mostrar ao público trabalhos de jovens artistas. No que diz respeito a esta exposição propriamente dita, achei interessante as diferentes linguagens utilizadas e a relação com a cidade, com o urbano. Sugeri fazermos esta conversa, pois fiquei curioso em conhecer mais sobre as diferentes visões e referências de cada artista”, afirma Guilherme Bueno.

Neste encontro, serão abordadas questões relativas às diferentes linguagens utilizadas na mostra, às diversas imagens utilizadas, à relação com o cenário urbano, à experiência de cada artista com a cidade, entre outras coisas.
O trabalho dos seis artistas escolhidos possui a pluralidade e a diversidade de linguagens de uma geração de jovens acostumados ao mundo atual, onde redes sociais, bloggers e twitters proporcionam uma crônica urbana repleta de humor e muitas vezes de ironia e sarcasmo, que abandona a imagem de seu caráter sagrado e se rende à banalização das imagens reproduzidas.

“Os trabalhos destes artistas da Escola Guignard me chamou a atenção, pois além de ter gostado muito do que vi, os moradores do Rio de Janeiro conhecem pouco a produção de Minas Gerais. Este encontro com o público será muito produtivo”, finaliza Bueno.

====================================================

Mais sobre os trabalhos dos artistas

>> Bárbara Schall
Vive e trabalha em Belo Horizonte. Artista Visual desde 2008. Diretora de Arte e Produtora de Cinema, Vídeo e Teatro desde 2004. Formou-se em artes plásticas na Escola Guignard/ UEMG, em 2010. Já participou de algumas coletivas e recebeu alguns prêmios, entre eles o “Prêmio Aquisição”, na X Bienal de Reconcavo, no ano passado. Nesta exposição, a artista vai apresentar fotografias e vídeo.

>> Binho Barreto
Bacharelado em artes plásticas pela Escola Guignard/ UEMG, em 2010. Estudou em Nova Iorque, onde participou do seminário Educating Illustrators, em 2009. Participou de exposições coletivas (também na Noruega, nos Estados Unidos e na França) e algumas individuais em São Paulo e Minas Gerais. Nesta exposição, o artista vai apresentar um trabalho (composto por um série em 6 partes um trabalho) de serigrafia e pintura com tinta acrílica sobre papel.

>> Bruno Cançado
Bacharel em artes plásticas pela Escola Guignard/ UEMG – especialização em desenho e escultura – em 2010. Fez Curso de Extensão em Artes Visuais, em Lambeth College – Londres, Reino Unido. Já participou de algumas exposições coletivas em Minas Gerais. Nesta exposição, o artista vai apresentar trabalhos em nanquim sobre papel, fotografias vídeo e objetos.

>> Camila Bicalho
Bacharel em Artes Plasticas pela Escola Guignard / UEMG, com especialização em desenho e gravura em metal, em 2010. Trabalha também como ilustradora e educadora infantil. Participou de coletivas em Minas Gerais.
Nesta exposição, a artista apresenta instalação de pequenos recortes de papel onde a figura humana é retratada como silhuetas e possui um forte olhar critico sobre nosso comportamento e o dia a dia da cidade.

>> Fabiano Dutra
Formado em artes plásticas na Escola Guignard/ UEMG, em 2009. Possui trabalhos também como fotógrafo e ilustrador. Participou de coletivas.
Nesta exposição apresenta trabalhos em nanquim e guaches.

>> Thiago Pena
Bacharel em artes plásticas pela Escola Guignard/ UEMG, em 2009. Está cursando o 6º período de Licenciatura em Educação Artística pela Escola Guignard. Participou de duas individuais e algumas coletivas (FAOP e Minas Gerais).
Nesta exposição, apresenta trabalhos em gravura em metal e litografia.

====================================================

>>SERVIÇO <<

Conversa com o público sobre a exposição “Crônicas Urbanas”
Dia 30 de abril de 2011, às 16h
Galeria Anna Maria Niemeyer (filial Baixo Gávea)
Praça Santos Dumont, 140 A
www.annamarianiemeyer.com.br
Telefones: 2540-8155 (filial Baixo Gávea)/ 2239-9144 (matriz Shopping da Gávea)
Assessoria de Imprensa: Bárbara Chataignier (21) 9738-1243/ bchataignier@gmail.com

Veja todas as notícas já postadas até hoje, clique aqui.