news
1° Encontro de “big bands” na Fundição Progresso acontece dia 27 de maio com as orquestras Tabajara e Republicana
quinta-feira, 26 de maio de 2011
Compartilhar
Homenageando os 67 anos da Orquestra Tabajara e o maestro Severino Araújo, a Fundição Progresso promove a série de shows “Orquestrando a Lapa”, que vai reunir grupos musicais do gênero uma vez por mês na arena do centro cultural. A temporada de bailes dançantes começa dia 27 de maio, sexta-feira, e vai até setembro.

O objetivo do projeto idealizado por Perfeito Fortuna é jogar luz sobre o movimento de novas e antigas orquestras no país, reverenciando mestres como Severino Araújo e festejando as novas formações, como Orquestra Republicana, Orquestra Voadora, Orquestra Contemporânea de Olinda, entre outras.

Para garantir a atmosfera dos pomposos bailes de orquestra, a casa vai disponibilizar mesas (incomuns em seus shows) e pista de dança. No espaço vão circular 150 bailarinos e estudantes de dança, coordenados pela Cia de dança de Jamie Aroxa, apresentando números de dança de salão e incentivando o público a participar do baile.

Orquestra Tabajara e Orquestra Republicana estrelam a primeira noite do projeto (27/05). A Tabajara de Severino Araújo – hoje comandada por seu irmão Jaime Araújo – vai apresentar clássicos internacionais como “New York, New York” a sucessos da música brasileira. “Num baile a gente chega a tocar 100 músicas, misturando um pouco de tudo: Frank Sinatra, Tom Jobim, Vinícius de Moraes e Tim Maia, etc”, conta Jaime, deixando claro que todas as apresentações são pensadas para fazer o público dançar.

Fundada em 1934 em João Pessoa, a Orquestra Tabajara veio para o Rio de Janeiro em 1945 e se consagrou, em seus 10 anos na Rádio Tupi, como a mais prestigiada orquestra popular do país. Já gravou 100 discos e realizou mais de 13 mil shows no Brasil e no exterior. Coleciona prêmios, grandes temporadas e fez parte de turnês de músicos como Orlando Silva , Ciro Monteiro e Francisco Alves, entre tantos outros.

Se entre as características das big bands são as temporadas longas, a Orquestra Republicana já passou pela prova de fogo: está há seis anos em cartaz no Clube dos Democráticos. Lançou seu primeiro disco “Orquestra Republicana – ao vivo na Lapa” em 2010 e reúne alguns dos mais talentosos nomes da música carioca, como Eduardo Gallotti, Mariana Bernardes, Pedro Holanda, Sérgio Krakowswki, Alfredo Del-Penho, João Hermeto e Marcelo Bernardes. No repertório, Pixinguinha, Aldir Blanc, Jackson do Pandeiro, Zeca Pagodinho, Jacob do Bandolim, Chico Buarque, Noel Rosa, Cartola, Dorival Caymmi, Wilson Moreira, entre outros, além de composições próprias. O projeto tem patrocínio da Oi e do Ministério da Cultura através da Lei Rouanet.

As próximas atrações do projeto já estão confirmadas: Orquestra Voadora e Contemporânea de Olinda, dia 25 de junho.

==============================================

>> SERVIÇO <<
Orquestrando a Lapa
Estreia dia 27 de maio DE 2011, sexta-feira com Orquestra Tabajara e Orquestra Republicana
Horário – 21h
Fundição Progresso – Rua dos Arcos, 24, Lapa – (21) 2220 5070
www.fundicaoprogresso.com.br
Ingressos: De R 20 a R 40
Venda online – www.fundicaoprogresso.com.br
Cartões de crédito – somente para venda online
Cartões de crédito no bar – não aceita
Classificação: 18 anos
Acesso para deficientes físicos – sim
Capacidade: 4 mil pessoas

Veja todas as notícas já postadas até hoje, clique aqui.