news
Atividades no Encontro das Águas Marcam a Semana do Meio Ambiente
segunda-feira, 6 de junho de 2011
Compartilhar
O Encontro das Águas será o palco de uma série de atividades comemorativas a Semana do Meio Ambiente. As ações de lazer e educação ambiental, que acontecem de 5 a 10 de junho de 2011, serão realizadas pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea), órgão da Secretaria de Estado do Ambiente, Secretária Municipal de Meio Ambiente (SMAC) em parceria com o Grupo EBX, do empresário Eike Batista. As instituições são parceiras no Programa Lagoa Limpa, de recuperação ambiental da Lagoa Rodrigo de Freitas. O Encontro das Águas é um espaço do ambiente do Governo do Estado do Rio, na Lagoa Rodrigo de Freitas.

Além de visitar a exposição “Lagoa Limpa”, que faz uma viagem no tempo na reprodução da história da Lagoa e mostra o andamento das obras do programa Lagoa Limpa, o público terá acesso a atividades de educação ambiental e recreação infantil. As atrações acontecerão no interior do espaço e em seu anfiteatro, ao ar livre.

No Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, haverá ainda uma exposição com três tendas de monitoramento do ar. A iniciativa, da prefeitura do Rio, tem o objetivo de informar a população sobre a qualidade do ar por meio de oficinas, dinâmicas ambientais, distribuição de material informativo e atividades lúdicas.

Os técnicos do Inea farão oficinas, palestras e debates sobre política ambiental, ressaltando, sobretudo o papel de cada pessoal à preservação do meio ambiente.

=================================

>> SERVIÇO <<

Exposição sobre história da Lagoa Rodrigo de Freitas e o Projeto Lagoa Limpa
Av. Borges de Medeiros, 1444, Lagoa – Rio de Janeiro (ao lado do Parque dos Patins)
Diariamente, das 10h às 19h
Entrada Franca

=================================

>> Sobre o Encontro das Águas

Com foco na preservação da memória cultural da Lagoa, o Espaço Encontro das Águas, que pertence ao Instituto Estadual do Ambiente (Inea), foi revitalizado ano passado, com investimentos de R$ 400 mil do Grupo EBX. Atualmente, abriga exposição interativa sobre a história da Lagoa - uma linha do tempo resgata os fatos mais importantes desde 1900 – e o andamento do programa de recuperação ambiental Lagoa Limpa. A mostra é uma parceria entre o Grupo EBX, o Governo do Estado e a Prefeitura do Rio.

=================================

>> Sobre o Programa Lagoa Limpa

O Lagoa Limpa promove a recuperação ambiental da Lagoa, por meio de ações estruturais, relacionadas à infraestrutura do entorno, e de recuperação, que incluem dragagem, coleta e gestão de resíduos. Atualmente, está em curso o processo de dragagem, que já retirou 49.200 m3 de sedimentos da Lagoa até o fim de maio de 2011. O Grupo EBX já investiu R$ 15 milhões nas etapas em andamento do programa, uma parceria com o Governo do Estado e a Prefeitura do Rio.

Veja todas as notícas já postadas até hoje, clique aqui.