news
Alunos de escolas públicas conhecem Rio por intermédio do Carioquinha
sexta-feira, 10 de junho de 2011
Compartilhar
Alunos de cinco escolas municipais de Santa Cruz que participam do projeto Carioquinha Social recolhendo material reciclável para o Banco Verde estão sendo beneficiados com passeios em pontos turísticos do Rio de Janeiro. A ação já premiou 400 crianças vencedoras da gincana verde com visitas ao Complexo Cultural da Marinha, ao Planetário, ao Jardim Botânico e a outras atrações credenciadas pelo projeto. O próximo passeio será nesta segunda-feira, dia 13, com destino ao Forte do Leme e saída às 9h. Até o final da ação, mil alunos serão contemplados.

“As crianças estão extasiadas. A maioria delas nunca tinha tido esta oportunidade. O retorno que estamos tendo com o projeto não tem nem como ser verbalizado, é puro sentimento. Todos dizem que vão voltar aos pontos com os pais, irmãos e amigos, argumentando que eles também precisam conhecer”, comentou a professora Marilucia Ferreira da Silva, idealizadora do Banco Verde.

Até o momento, 37 mil garrafas pet foram recolhidas na gincana, somando mais de uma tonelada de material. Este número será maior, porque ainda há uma escola em fase de arrecadação. O Carioquinha Social mobilizou mais de 30 mil pessoas da comunidade, que está unida em prol da causa.

>> Trabalho continua durante passeios <<

Segundo Marilucia, a campanha permanece durante os passeios. Todo resíduo seco reciclável de produtos consumidos pelos alunos na excursão, como latas de refrigerante e caixinhas de suco, é recolhido para o Banco Verde. “O trabalho de conscientização ambiental não está sendo interrompido só porque estamos num momento de diversão”, brinca. Os passeios estão sendo realizados em ônibus especial do Carioquinha, com lanche fornecido pelo projeto.

As visitas aos pontos turísticos começaram no dia 1º de maio, quando a primeira turma vencedora da gincana esteve no Complexo Cultural da Marinha. No dia 30 de junho, último dia do Carioquinha 2011, a atração que fechará o projeto será um passeio de barco pela Baía de Guanabara, com saída da Marina da Glória, realizado pela Saveiros Tour.

Veja todas as notícas já postadas até hoje, clique aqui.