news
Panorama da arte audiovisual contemporânea será mostrado no Oi Futuro, Vidigal, Cidade de Deus e Complexo da Maré
sexta-feira, 17 de junho de 2011
Compartilhar
A partir de 9 de agosto, o público do Rio de Janeiro terá a oportunidade de conferir o atual estágio da arte audiovisual no mundo, através da exposição Era uma vez..., que trará ao espaço Oi Futuro Ipanema obras produzidas na consagrada escola francesa Le Fresnoy Studio National des Arts Contemporains, dirigida pelo cineasta e escritor Alain Fleischer. Mas não apenas quem tem acesso a museus poderá ver as obras expostas: haverá projeções também em espaços culturais nas comunidades da Maré, Vidigal e Cidade de Deus.

O Oi Futuro Ipanema funcionará como uma base em que o visitante terá um mapa do Rio de Janeiro onde serão vistas as três comunidades envolvidas no evento Era uma vez.... Cada uma das localidades será mostrada nesse mural através de câmeras de vigilância, que transmitirão imagens apenas das salas expositoras. O painel virtual montado no Oi Futuro Ipanema é resultado de uma ação conjunta das duas escolas de tecnologia patrocinadas pela Oi: a Kabum e a Nave.

A exposição, realizada pela MP2 Produções, é constituída de trabalhos de disciplinas artísticas como projeção fílmica, animação, fotografia e instalações videográfica, digital, panorâmica e interativa. A ideia é mostrar o potencial multidisciplinar apenas no domínio audiovisual de Le Fresnoy já que, fundada há 14 anos sob o signo da experimentação, não seria possível fazer um retrospecto de toda a sua pluralidade. Um dos objetivos do evento é oferecer ao público uma reflexão sobre a interação da arte audiovisual com o espaço museográfico.

Além da exposição das obras, haverá um seminário com sete palestrantes brasileiros e estrangeiros, professores e artistas, entre eles, Alain Fleischer, Cezar Migliorin, Dominque Païni e Robin Rimbau. As palestras acontecerão no auditório do Oi Futuro Ipanema e serão transmitidas via web. O Seminário Internacional Cidade-Dispositivo visa a discutir o papel da cidade não apenas como cenário ou tema de obras iconográficas ou sonoras, mas como um espaço capaz de interagir e abrigar experiências artísticas fora do âmbito museográfico.

Ainda na fase preparatória da exposição, moradores das três comunidades participaram de oficinas de formação nas áreas de Curadoria, Museografia e Cenografia, onde aprenderam sobre a escola Le Fresnoy; a concepção do projeto e escolha dos locais e das obras; a prática da produção, incluindo adaptação do projeto à possibilidade espacial e viabilidade orçamentária, escolha de equipamentos, aspectos legais e controle dos gastos; projeto cenográfico, identidade visual, trabalho em equipe, segurança, produção e desprodução.

Encerrando o evento, no dia 5 de setembro será lançado o catálogo da exposição, com o conteúdo das palestras feitas durante o seminário.

Les Fresnoy
http://www.lefresnoy.net/

Le Fresnoy Studio National des Arts Contemporains é um dos mais importantes centros públicos de formação artística e audiovisual na Europa. Criado em 1997 e dirigido por Alain Fleischer, Le Fresnoy fica na cidade de Tourcoing, região de Pas de Calais, ao Norte da França. A instituição acolhe jovens do mundo inteiro e o curso, cuja duração é de dois anos, tem o objetivo de desenvolver projetos artísticos, utilizando meios técnicos altamente profissionais e sob a supervisão de teóricos, críticos e artistas como Jean-Luc Godard, Jean-Marie Straub, Danielle Huillet, Antoni Muntadas, Gary Hill, Avi Mograbi, Charles Sandison, André S. Labarthe, Bruno Dumont, entre outros.

Em 2008, Le Fresnoy e o Ministério da Cultura e da Comunicação da França organizaram a exposição Dans la nuit, des images que aconteceu no Grand Palais, em Paris. Durante 10 noites foram projetadas imagens nas paredes externas do palácio, anunciando as diversas outras instalações audiovisuais ali apresentadas.

==================================================

>> Algumas obras que serão exibidas <<

A escolha dos trabalhos foi norteada pela crescente discussão sobre linguagem audiovisual de caráter tecnológico.

Título: Naufrage. Vídeo, 6’, 2008.
Autoria: Clorinde Durand. (França)
Acessar: http://www.youtube.com/watch?v=x5wEPXOxVZs

Título: Coagualate. Vídeo, 2008
Autoria: Mihai Grecu (România)
Acessar: http://www.youtube.com/watch?v=pg32wSeesRI e http://www.mihaigrecu.org

Título: Planet A. Vídeo, 8’, 2008
Autoria: Momoko Seto (Japão)
Acessar: http://www.setomomoko.org/planetA.html

Título: Plastic and Glass. Vídeo, 9’, 2009
Autoria: Tessa Joosse (Holanda)

Título: Temps mort. Vídeo projetado em tela LCD 18’, 2009
Autoria: Mohamed Bourouissa (Argélia)

Título: Lucent landscapes. Instalação interativa, 2007
Autoria: David Burrows (Austrália)
Acessar: http://vimeo.com/7549169

Título: The man with the bag. Instalação panorâmica, 2004
Autoria: Sébastien Diaz Morales (Argentina)
Acessar: http://sebastiandiazmorales.net/Index/Door2.html

Título: Balling games. Instalação numérica sincronizada em três telas, 2006
Autoria: Sven Pahlsson (Noruega)
Acessar: electronicart.solid3d.org/.../ballinggames01.jpg

Título: For Ever e La robe et les visages. Videoinstalações (2004)
Autoria: Laurent Pernot
Acessar: http://www.laurentpernot.net/flv/forever.htm

==================================================

>> Serviço <<

Exposição audiovisual Era uma vez...
De 9 de agosto a 4 de setembro de 2011
Entrada franca – Classificação etária: livre

>> Oi Futuro Ipanema
Rua Visconde de Pirajá, 54, Galeria 2º Piso
De terça a domingo, das 13h às 21h

>> Complexo da Maré
Museu da Maré
Avenida Guilherme Maxwell, 26 – Maré
De terça a sexta, das 9h às 18h
Sábado, das 10h às 16h

>> Vidigal
Nós do Morro
Rua Dr. Olinto Magalhães, 54 – Vidigal
De segunda a sexta, das 9h às 22h
Sábado, das 13h às 18h

>> Cidade de Deus
CRJ – Centro de Referência da Juventude
Av. José de Arimatéia, lote 2 – Jacarepaguá
De segunda a sexta, das 9h às 17h

Veja todas as notícas já postadas até hoje, clique aqui.