news
Dedicatórias em forma de poesia escritas por Carlos Drummond de Andrade são reunidas em edição fac-similar publicada pelo IMS
segunda-feira, 20 de junho de 2011
Compartilhar
Chega às livrarias a nova publicação do Instituto Moreira Salles, Versos de circunstância, que reúne poemas de ocasião escritos por Carlos Drummond de Andrade. Dos 295 poemas, datados entre 1951 e 1968, 229 são inéditos. Com organização do poeta e consultor de literatura do IMS Eucanaã Ferraz e texto de abertura do professor Marcos Antonio de Moraes, o livro publica, além dos versos transcritos, todos os poemas em fac-símile, nos quais é possível acompanhar, na caligrafia fluente de Drummond, o envio das dedicatórias, homenagens, votos de boas-festas e outros textos movidos pelo momento.

Versos de circunstância foi o nome dado pelo próprio Drummond aos três pequenos cadernos da marca De Luxe nos quais o autor anotou as dedicatórias que escrevia antes de enviá-las a familiares e amigos – muitos deles nomes importantes da vida pública brasileira, como Otto Maria Carpeaux, Lygia Fagundes Telles, José Olympio, Cleonice Berardinelli. Desses cadernos, que são conservados no Arquivo-Museu da Literatura Brasileira da Fundação Casa de Rui Barbosa, saltam nomes, datas, acontecimentos, conversas, segredos e declarações. Para Eucanaã Ferraz, “o registro desses versos circunstanciais teve em sua origem, necessariamente, a consciência aguda do desaparecimento, da dispersão, mas também o sentimento de que a escrita pode ultrapassar a morte”.

Plenos de amor, intimidade, jogos onomásticos e experimentações sonoras, os poemas são também testemunhos das relações intelectuais e afetivas que traçaram redes de sociabilidade no campo literário em torno do maior poeta brasileiro.

Drummond no IMS

Versos de circunstância faz parte do projeto editorial que envolve a publicação de edições fac-similares de novos títulos em torno da obra de Carlos Drummond de Andrade. Em 2010, o IMS editou os livros Alguma poesia – O livro em seu tempo e Uma pedra no meio do caminho – Biografia de um poema.

============================================

Versos de circunstância
Carlos Drummond de Andrade
Organização de Eucanaã Ferraz
288 pp.
R$ 55
18 x 24 cm
ISBN: 978-85-86707-67-4

Veja todas as notícas já postadas até hoje, clique aqui.