news
1ª Semana Fluminense do Patrimônio - Evento vai contar com palestras, simpósios e concursos
segunda-feira, 11 de julho de 2011
Compartilhar
Será realizada entre os dias 13 e 22 de agosto, a Primeira Semana Fluminense do Patrimônio. O evento acadêmico e cultural é organizado por instituições científicas e culturais. Durante a semana, diversos profissionais das mais renomadas instituições do país participarão de palestras, simpósios e concursos que pretendem divulgar a importância da preservação e identificação dos bens considerados Patrimônios do Estado. Diversas tipologias de acervo serão contempladas: documental, iconográfica, bibliográfica, audiovisual, edificada, ambiental e cultural.

>> CONCURSO <<

Outra iniciativa da Semana Fluminense do Patrimônio é concurso ‘Olhares sobre o Patrimônio Fluminense - 2011’. O objetivo é mobilizar e estimular a população em torno do patrimônio cultural existente no estado. A ideia é despertar o interesse de todos para a necessidade de preservação desse acervo, que reúne desde edificações, sítios arqueológicos, áreas urbanas ou naturais e cidades históricas a objetos do cotidiano como obras de arte e da arte popular. As inscrições - até o dia 8 de julho - podem ser feitas na página da Casa de Oswaldo Cruz na Internet: www.coc.fiocruz.br

O concurso é aberto a todos os interessados, nas categorias: infantil, infanto-juvenil, juvenil, adulto e idoso. E está dividido nos temas: Caminhos de Ferro, Expressões da Tradição, Memória da saúde e Paisagem vivenciada.

As fotos vencedoras vão integrar a exposição a ser inaugurada no dia 17 de agosto de 2011, quando vai ocorre a premiação do concurso, no Palácio Gustavo Capanema, um dos primeiros exemplares da arquitetura moderna no Brasil erguido entre 1937 e 1945, no Centro do Rio de Janeiro. Além disso, todos os trabalhos inscritos farão parte de exposição virtual a ser veiculada no site da I Semana Fluminense do Patrimônio.

Participarão da 1ª Semana Fluminense do Patrimônio: Casa de Oswaldo Cruz (COC), Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB), Museu da Maré (CEASM), IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), Jardim Botânico do Rio de Janeiro, Arquivo Nacional, Museu Nacional da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), Museu Nacional, Ministério da Ciência e Tecnologia, Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro (Aperj), Secretaria Municipal de Cultura (SUBPC), Biblioteca Pública do Rio de Janeiro, IPHAN R, e Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac).

Veja todas as notícas já postadas até hoje, clique aqui.