news
Após sofrer reformas, o teatro Glaucio Gill recebe nova programação a partir do dia 23 de julho
quarta-feira, 20 de julho de 2011
Compartilhar
A partir do dia 23 de julho, o projeto Complexo Duplo ocupará o Teatro Glaucio Gill com apresentações de espetáculos teatrais e atividades formativas e de reflexão sobre a prática artística e seus modos de produção. O objetivo é perceber e apresentar trabalhos de artes cênicas contemporâneos por diferentes pontos de vista. Idealizada pelo diretor e ator Felipe Vidal e pela tradutora e crítica teatral Daniele Avila, a ocupação contará com a participação de um número expressivo de artistas, coletivos, técnicos e pesquisadores convidados.

A programação do Complexo Duplo pretende agregar grupos, companhias e núcleos de trabalho continuado do Rio de Janeiro e envolve três iniciativas: Peças, Fórum e Encontro Pensamento. Segundo Daniele Ávila, “a intenção é contribuir para a formação de artistas de teatro e proporcionar um ambiente de interação entre artistas, críticos das artes cênicas e o público da cidade”.

============================================

PEÇAS

Entre as primeiras peças que farão parte da ocupação estão montagens da Companhia de Teatro Íntimo, Teatro do Pequeno Gesto, programas duplos do autor e diretor Pedro Brício e do autor, ator e diretor Felipe Rocha, com o seu grupo Foguetes Maravilha; novas peças de Walter Daguerre e de Renato Carrera - que dirigiu o premiado “Savana Glacial”; uma mostra de grupos de Curitiba e ações do Festival Panorama de Dança.

A programação também contará com a estreia do novo trabalho do Complexo Duplo, em novembro, o projeto Duplo Crimp, que reunirá as peças O campo e A cidade, do autor inglês Martin Crimp, o mesmo de Tentativas contra a vida dela, com tradução de Daniele Avila e direção de Felipe Vidal.

============================================

O FÓRUM DE NÚCLEOS DE TRABALHO CONTINUADO EM ARTES CÊNICAS

O fórum pretende estabelecer uma reflexão sobre as peculiaridades dos modos de produção de grupos, companhias e coletivos de artes cênicas no Rio de Janeiro. “Tendo em vista o número e a diversidade de coletivos de criação em artes cênicas e a carência de programas e projetos que estimulem a sustentabilidade desses núcleos, propomos alguns encontros de troca de experiências entre esses profissionais”, explica Felipe Vidal. Os encontros acontecerão uma vez por mês e a mesa-redonda será composta por integrantes de grupos e companhias cariocas e convidados especializados nos assuntos escolhidos como tema de cada módulo. Para Felipe Vidal, será uma oportunidade de “propor ações que possam fomentar a produção e estimular a relação dos núcleos com a cidade e com o público”. Daniele Avila destaca que “um dos principais objetivos é retomar a discussão sobre a criação de uma lei de fomento para núcleos de trabalho continuado no Rio de Janeiro”.

============================================

ENCONTRO_PENSAMENTO

Organizados pela revista eletrônica Questão de Crítica, os encontros terão a intenção de movimentar o pensamento sobre as artes cênicas na cidade. A proposta é reunir os artistas que estarão em cartaz no Gláucio Gill com pesquisadores de teatro e de outras áreas afins para uma conversa com o público. Os organizadores irão sugerir temas para os debates – relacionados aos trabalhos dos artistas em cartaz – e convidar profissionais da filosofia, da história, da antropologia, da dança, do cinema e também do teatro, pra participar da conversa. Os encontros acontecerão às quartas-feiras, uma vez por mês, a partir de agosto de 2011 até maio de 2012.

============================================

SOBRE O COMPLEXO DUPLO

A proposta de ocupação está diretamente ligada à multiplicidade de aspectos e significados das duas palavras de seu nome. COMPLEXO se refere às ações práticas e de discussão de pensamento que buscará otimizar os espaços do Teatro Glaucio Gill (palco principal, café do teatro e bar do foyer). O termo se refere também à complexidade das relações de interdisciplinaridade das criações contemporâneas das artes cênicas – entre si (teatro, dança, etc), com outras linguagens artísticas (cinema, artes visuais, etc) e com ferramentas tecnológicas como a Internet (desde a criação de sites e blogs até a utilização da internet em cena, além da transmissão online de espetáculos). Complexo é também o modo de organização de um coletivo, grupo ou companhia, que precisa de fluidez e jogo de cintura para manter um trabalho continuado. A palavra DUPLO se refere, a princípio, ao caráter prático e teórico desta ocupação, sob a perspectiva da atividade artística prática ter o seu “duplo” na reflexão sobre o fazer artístico e sobre as particularidades dos espetáculos apresentados durante o período da ocupação.

Felipe Vidal é diretor, tradutor, ator e produtor. Responsável por montagens brasileiras de textos contemporâneos de autores de grande relevância no cenário internacional como Tom Stoppard, Sarah Kane, Anthony Neilson e Martin Crimp.

Daniele Avila é tradutora e crítica de teatro, idealizadora e editora da revista eletrônica Questão de Crítica e uma das fundadoras da Projéteis Cooperativa Carioca de Empreendedores Culturais.

============================================

PROGRAMAÇÃO GLÁUCIO GILL

23/07 às 19h (Sab e dom, até 14/08)
Estreia >> SOLOS ACOMPANHADOS. Cia Teatro Íntimo.
O elenco e o diretor da Companhia Teatro Íntimo apresentarão oito solos “work in progress”, com temas livres e privilegiando a concepção coletiva. O objetivo é aproximar ainda mais o espectador do processo de criação de um espetáculo teatral, no caso, de um monólogo. As apresentações serão seguidas de debates mediados por integrantes da Companhia e com a participação efetiva do público.

23/07 às 21h (Sab a Seg, até 01/08)
Estreia >> ANTÍGONACREONTE. Cia Teatro do Pequeno Gesto. Direção: Antonio Guedes. Com Gustavo Ottoni, Mariana Oliveira e Vilma Melo. Adaptação de Antonio Guedes e Fátima Saadi da tragédia Antígona, de Sófocles.

27/07, às 20h (quarta)
A edição especial de Folhetim sobre Nelson Rodrigues será lançada como parte das comemorações dos 20 anos da companhia carioca Teatro do Pequeno Gesto.

28/07, às 21h (Qui a Sex, até 26/08)
Reestreia >> NINGUÉM FALOU QUE SERIA FÁCIL. Grupo Foguetes Maravilha. Texto de Felipe Rocha. Direção de Alex Cassal e Felipe Rocha. Com Felipe Rocha, Renato Linhares e Stella Rabello.

03/08 das 18h às 22h – Crowdmeeting Rio. O encontro visa discutir o crowdfunding, ou financiamento colaborativo, e outros modelos de crowdsourcing (que são todas as modalidades de colaboração coletiva: informações, ideias, materiais, dinheiro...). Essas práticas vêm ganhando força no Brasil e já existem alguns casos de sucesso, que devem ser compartilhados e divulgados para um público cada vez maior. O Crowdmeeting é uma iniciativa que surgiu no grupo de discussão CrowdFunding Brasil, que conta com mais de 240 membros inscritos. (http://groups.google.com/group/crowdfundingbr). O evento em si já é uma discussão sobre produção e sobre coleta de informações de forma colaborativa. Ele nasce gerido nessa ideia, por meio de ferramentas gratuitas na web. O evento será transmitido ao vivo pela Internet.

De 08 a 12/08 (horário a definir)
OFICINA com Tiago Rodrigues, diretor do coletivo Mundo Perfeito, atualmente em passagem pelo Brasil com o espetáculo “Se uma janela se abrisse”. http://www.mundoperfeito.pt.

13/08, às 21h (Sab a Seg, até 05/09)
Estreia >> A MORTE DO PATO – UMA FÁBULA URBANA. Texto e Direção Renato Carrera. Com Lucas Gouvea, Cris Larin e Cecilia Hoeltz. Durante um tiroteio, a rotina do solitário Rerói, da travesti Marta e da mocinha Sibila se transforma.

20/08, às 19h (Sab e Dom, até 11/09)
Reestreia >> ATO DE COMUNHÃO. Texto de Lautaro Vilo. Direção e atuação de Gilberto Gawronski.

24/08 às 20h ENCONTRO_PENSAMENTO. Conversa com Renato Carrera e os criadores da peça “A morte do pato”. Curadoria: Humberto Giancristofaro e Dâmaris Grün - Revista Eletrônica Questão de Crítica. Com a intenção de movimentar o pensamento sobre as artes cênicas na cidade, a proposta do evento é reunir os artistas que estão em cartaz no Gláucio Gill com os pesquisadores de teatro e de outras áreas afins para uma conversa com o público.

30/08 às 20h – Primeiro encontro do Fórum de Núcleos de Trabalho Continuado em Artes Cênicas. Este fórum visa estabelecer uma reflexão sobre as peculiaridades dos modos de produção de grupos, companhias e coletivos de artes cênicas na cidade do Rio de Janeiro. Tendo em vista o número e a diversidade de coletivos de criação em artes cênicas de nossa cidade e a carência de programas e projetos que estimulem a sustentabilidade desses núcleos, propomos alguns encontros de troca de experiências entre esses profissionais. O intuito é o de mapear os coletivos, compartilhar práticas, entender as particularidades do cenário carioca e propor ações que possam fomentar essa produção e estimular a relação dos núcleos com a cidade e com o público. O fórum ocorrerá uma vez por mês, em seis módulos, entre os meses de agosto de 2011 e janeiro de 2012. Para esses encontros será formada uma mesa-redonda com integrantes de grupos e companhias do Rio de Janeiro e alguns convidados especializados nos assuntos escolhidos como tema de cada módulo.

============================================

Teatro Glaucio Gill
Praça Arcoverde s/n, em Copacabana.
Telefone de informações: (21) 2332-7904

Veja todas as notícas já postadas até hoje, clique aqui.