news
18º Festival de Teatro do Rio abre as portas para grupos de teatro de todo o país
quarta-feira, 20 de julho de 2011
Compartilhar
O Centro Cultural Veiga de Almeida realiza, entre os dias 9 e 18 agosto, a 18ª edição do Festival de Teatro do Rio, na Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema, às 20h. Ao todo, sete peças de grupos teatrais do Maranhão, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e Distrito Federal serão apresentadas no festival, que este ano homenageia o ator Pedro Paulo Rangel, com entrada gratuita.

O evento é o mais antigo e ininterrupto festival de teatro realizado na cidade e tem o objetivo de oferecer oportunidades para novos grupos e artistas de todo o país.

As peças selecionadas são Cordel do Amor Sem Fim, do Rio de Janeiro; Relações Perigosas, também da capital fluminense; Apareceu a Margarida, de Campo Grande; Pai e Filho, de São Luis; Terapia de Ris(c)o, de Brasília; S., do Rio de Janeiro; e O Piolho, a caolha, a morte e as 4 irmãs que não deveriam falar, de Angra dos Reis (RJ).

Os espetáculos concorrerão a prêmios nas categorias ator, ator coadjuvante, atriz, atriz coadjuvante, direção, figurino, cenografia, iluminação, texto e melhor espetáculo – que conta com dois resultados: o do júri oficial e do voto popular. As melhores montagens indicadas pelo júri oficial e pelo voto popular também receberão premiações em dinheiro.

=============================================

:: PROGRAMAÇÃO ::

09/08 – Terça-feira
Homenagem a Pedro Paulo Rangel

10/08 – Quarta-feira
Espetáculo: Cordel do Amor Sem Fim
Grupo: A4 Cia. de Teatro
Direção: Letícia Kaineiro
Debatedor: Tuca Moraes
RJ / RJ

11/08 – Quinta-feira
Espetáculo: Relações Perigosas
Grupo: Meyd Inn Rio
Direção: Rubens Lima Jr.
Debatedor: D´Artagnan Jr.
RJ / RJ

12/08 – Sexta-feira
Espetáculo: Apareceu a Margarida
Grupo: Teatral Grupo de Risco
Direção: João Lima
Debatedor: Mauricio Gonçalves
Campo Grande / MS

13/08 – Sábado
Espetáculo: Pai e Filho
Grupo: Pequena Companhia de Teatro
Direção: Marcelo Flecha
Debatedor: Amir Haddad
São Luiz / MA

14/08 – Domingo
Espetáculo: S.
Grupo:
Direção: Marcelo Andrade
Debatedor: Gutti Fraga
RJ / RJ

15/08 – Segunda-feira
Espetáculo: Terapia de Ris(c)o
Grupo: Companhia Setor de Áreas Isoladas
Direção: Diego Bresani e Rodrigo Fischer
Debatedor: Jacqueline Laurence
Brasília / DF

16/08 – Terça-feira
Espetáculo: O Piolho, a caolha, a morte e as 4 irmãs que não deveriam falar
Grupo: Cutucurim
Direção: Ribamar Ribeiro
Debatedor: Kiko Mascarenhas
Angra dos Reis / RJ

==============================================

:: Sinopses ::

10/08 - PEÇA CORDEL DO AMOR SEM FIM = Madalena, Carminha e Tereza são irmãs e vivem em Carinhanha, município localizado no sudeste da Bahia, às margens do Rio São Francisco. Cordel do Amor Sem Fim, de Claudia Barral, retrata de maneira simples e apaixonante uma viagem constante pelo caos de nós mesmos, de nossas esperanças e armadilhas do amor. O texto é baseado na vida dessas três mulheres e se percebe ate aonde podem nos levar os caminhos e as escolhas do coração. A elaboração da trama planta no espectador a curiosidade encantada pelo desfecho do enredo no qual, em meio a tantas questões, só a esperança parece imutável.

11/08 - PEÇA RELAÇÕES PERIGOSAS = “Relações Perigosas” é um espetáculo teatral adulto baseado no clássico romance de Choderlos de Laclos, de mesmo nome. Produzido e idealizado pelo Grupo Meyd Inn Rio, formado por estudantes e pesquisadores do curso de Artes Cênicas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

12/08 - PEÇA APARECEU A MARGARIDA = Dona Margarida é o retrato fiel de um ser humano com toda a sua complexidade e contradições. Uma professora que começa muito docemente a dar uma aula de biologia e no decorrer do percurso altera seu comportamento abruptamente, indo da doçura maternal, sedução e lascívia ao ápice da crueldade e violência psicológica. Com um comportamento ditatorial e opressor acaba por se estabelecer como o poder supremo e inquestionável diante dos alunos, exaltando a característica manipulável do seu humano. Suas atitudes são tão absurdas que ate lhe fará rir em algumas situações, mas muito cuidado, não se deixe enganar pelo nervosismo!

13/08 - PEÇA PAI E FILHO = A encenação de Pai & Filho se utiliza de uma linguagem crua e visceral para discutir a relação entre poder e submissão, originada na estrutura familiar e disseminada na estrutura sócio-cultural contemporânea. Na peça, um homem aprisionado e oprimido pelo poder do pai, procura enfrentá-lo, mas o discurso não consegue quebrar a hierárquica familiar, desaparecendo qualquer possibilidade de que um dialogo aberto se estabeleça.

14/08 - PEÇA S. = S. conta a história de Vassíliev, estudante de direito que, pela primeira vez, é levado a um bordel por um amigo. O jovem tem a oportunidade de experimentar outras realidades distintas de seu cotidiano e, a partir de seu ponto de vista, a platéia mergulha nos universos das diferentes figuras que atravessam seu caminho. Interagindo personagens e narrativas, a peça compõe um painel humano de Tchekhov.

15/08 - PEÇA TERAPIA DE RIS(C)O = Três mulheres completamente diferentes entre si recebem um bilhete anônimo em suas casas. Nele está escrito apenas: Eu sei. Atendendo ao “convite” as três decidem aparecer no local e hora determinada no bilhete. Lá são recebidas pelo senhor Q e Elvis, seu enfermeiro particular. O senhor Q define o encontro como uma terapia e a partir daí e durante os próximos 50 minutos, o grupo e quem os observa passará por algumas situações reveladoras para entender o real motivo do chamado. Afinal, o Q ele sabe?

16/08 - PEÇA O PIOLHO, A CAOLHA, A MORTE E AS 4 IRMÃS QUE NÃO DEVERIAM FALAR = Histórias divertidas e fabulosas! A menina que cria um piolho, o segredo de uma mulher caolha, uma jovem menina que chora de saudade do irmão e quatro irmãs que quando falavam era um desastre. Baseado em contos populares a partir da pesquisa na obra de Câmara Cascudo. Pequenas histórias que destacam a identidade brasileira em sua essência através de seus contos!

Veja todas as notícas já postadas até hoje, clique aqui.