news
ABL elege Antonio Maura como Sócio Correspondente na vaga Vitorino Godinho
quinta-feira, 28 de julho de 2011
Compartilhar
A Academia Brasileira de Letras (ABL) elegeu hoje, dia 28 de julho, quinta-feira, o escritor espanhol Antonio Maura, como Sócio Correspondente, na vaga do historiador, sociólogo e escritor português Vitorino Magalhães Godinho, falecido no dia 26 de abril deste ano. Maura , segundo ele mesmo afirma, é um apaixonado pela literatura brasileira. Ele será o sexto ocupante da Cadeira nº 17, que foi do escritor russo León Tolstoi, o primeiro nome a ocupá-la. Os outros foram o austríaco Martin Brussot, e os portugueses Herculano Amorim Ferreira e Rubem Andresen Leitão, nesta ordem, além de Godinho.

Antonio Maura é um dos mais atuantes estudiosos e divulgadores da Literatura e da Cultura brasileira na Espanha. Nascido em Bilbao, em 1953, é licenciado em Filosofia pura e em Jornalismo, Doutor em Filosofia Romântica pela Universidade Complutense de Madri com a primeira tese defendida em seu país sobre um escritor brasileiro: “O discurso narrativo de Clarice Lispector”. Atualmente, Maura é Assessor da Fundação Cultural Hispano-Brasileira e de outras instituições dedicadas ao estudo de temas brasileiros. Foi Professor visitante da Universidade Federal do Ceará e diretor da Casa de Cultura Hispânica da mesma Universidade, de 1982 a 1985.

“Antonio Maura é um dos mais importantes escritores de sua geração. Além de seu trabalho como ficcionista, fez, durante muitos anos, a divulgação da arte e da literatura brasileiras, o que lhe valeu, com todos os méritos, a medalha da Ordem do Rio Branco, em 1997, e os prêmios Os Melhores de 1996 (Associação de Críticos de Arte de São Paulo) e Machado de Assis,de 1993, da ABL. A escolha de seu nome para substituir Vitorino Magalhães Godinho foi, principalmente, o reconhecimento por tudo que fez pela arte e pela literatura brasileiras”, afirmou o Presidente da ABL, Acadêmico Marcos Vinicios Vilaça, logo após a divulgação do resultado.

Vitorino Magalhães Godinho foi um dos mais notáveis acadêmicos portugueses, sendo um dos principais nomes da corrente historiográfica denominada Anais de História Econômica e Social, juntamente com os historiadores franceses Marc Bloch e Lucien Febvre, seus criadores, então na Universidade de Estrasburgo. Godinho foi Professor catedrático da Universidade Nova de Lisboa, do Departamento de Sociologia da FCSH, sendo Doutor ès-Lettres pela Sorbonne, Faculdade de Letras da Universidade de Paris, França, país onde sedimentou grande parte de sua vida acadêmica e científica. Ele foi um dos pioneiros das Ciências Sociais em Portugal e fundador da Sociologia da Nova. Seu espírito crítico e sua capacidade de elaboração teórica constituíram-se como referência absoluta para a construção da instituição, onde existe uma fusão aprofundada entre Historiografia e Sociologia.

Veja todas as notícas já postadas até hoje, clique aqui.