news
AÇÃO DA CIDADANIA promove campanha permanente de doação de sangue
quarta-feira, 3 de agosto de 2011
Compartilhar
A Ação da Cidadania inicia neste sábado, 6, uma campanha de doação de sangue para o Hemorio, responsável pela distribuição do sangue para mais de 200 hospitais públicos e conveniados com o SUS do Estado do Rio de Janeiro. Neste dia, será feita a primeira coleta durante a plenária dos comitês do estado, que acontece no Centro Cultural Ação da Cidadania - Av. Barão de Tefé, 75, na Zona Portuária. Uma unidade móvel do Hemorio estará no local, de 9 às 13h, para receber as doações das lideranças comunitárias que integram a Ação da Cidadania e de outros doadores voluntários.

A mobilização será permanente e a coleta será realizada uma vez por mês, sempre aos sábados. A capacidade de atendimento é de 120 candidatos à doação, com estimativa de coletar de 80 a 100 bolsas de sangue em cada dia de campanha.

Todo o material utilizado é estéril e descartável, não há risco de contrair doenças doando sangue. Após a coleta, será fornecido um lanche e informações sobre os cuidados básicos que devem ser tomados no dia da doação.

Doar sangue é um ato voluntário, solidário, que pode salvar vidas, mas há critérios que permitem ou impedem uma doação de sangue, determinados pelo Ministério da Saúde, que visam a proteção ao doador e a segurança de quem vai receber o sangue. Os homens podem doar de 2 em 2 meses, até 4 vezes ao ano. Já as mulheres podem doar de 3 em 3 meses, até 3 vezes ao ano.


REQUISITOS BÁSICOS PARA DOAR SANGUE:
- Portar documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho certificado de reservista ou carteira do conselho profissional)
- Estar bem de saúde
- Ter entre 18 e 65 anos
- Pesar no mínimo 50 Kg
- Não estar em jejum. Evitar apenas alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação


ALGUMAS SITUAÇÕES QUE IMPEDEM PROVISORIAMENTE A DOAÇÃO DE SANGUE:
- Febre - acima de 37°C
- Gripe ou resfriado
- Gravidez atual (90 dias após o parto normal e de 180 dias após a cesariana)
- Amamentação (até 1 ano após o parto)
- Uso de alguns medicamentos
- Anemia
- Cirurgias
- Extração dentária: 72 horas
- Tatuagem: 01 ano sem doar
- Vacinação: o tempo de impedimento varia de acordo com o tipo de vacina
- Transfusão de sangue: impedimento por 01 ano

Para mais informações, ligue para o para o DISQUE SANGUE - 0800-2820708.

Veja todas as notícas já postadas até hoje, clique aqui.