news
ABL entrega documentos raros da História do Brasil
sábado, 27 de agosto de 2011
Compartilhar
A Academia Brasileira de Letras fará a entrega dos documentos em cerimônia na Sala da Presidência, dia 30 de agosto, terça-feira, às 15 horas. Os manuscritos, raros, serão disponibilizados pela ABL, juntamente com a Fundação Biblioteca Nacional (FBN) e a Fundação Miguel de Cervantes (FMC), ao Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico de Pernambuco (IAHGP).

Eles são mídias eletrônicas do projeto “Manuscritos de Pernambuco” – 35 rolos de microfilmes, nove DVDs e dois discos rígidos. Estão devidamente identificados e digitalizados, e correspondem a 812 manuscritos, totalizando 30 mil páginas de documentos que contam parte da História de Pernambuco – e também do Brasil – do século XVI ao século XIX. Antes, estavam guardados na Divisão de Manuscritos da FBN.

“São documentos da maior importância para a História de Pernambuco e para a História do Brasil. Todos estão devidamente identificados por historiadores. Temos cartas assinadas por Reis de Portugal aos Vice-Reis do Brasil, mapas, cartas geográficas, contratos, editais, Atas da Câmara de Olinda. A partir de agora, pesquisadores e estudantes poderão contar com fontes primárias do mais alto valor historiográfico”, afirmou Marcos Vinicios Vilaça.

O escritor, professor e historiador Roberto Cavalcanti de Albuquerque, consultor do IAHGP, um dos responsáveis pela realização do convênio com a ABL e a FBN, estará presente à cerimônia. Ele informou que o Instituto pernambucano receberá os documentos para seu arquivo institucional: “Também será responsável pela guarda e distribuição dos documentos a entidades e instituições de preservação da memória, de ensino e de pesquisa. Os documentos ficarão à disposição também de pesquisadores individuais e estudantes, que poderão ter acesso a todas as informações do projeto ‘Manuscritos de Pernambuco’ de imediato”, afirmou.


Resultado final

A entrega dos documentos é o resultado final do convênio assinado em agosto do ano passado entre a ABL, a FBN, a FMC e o IAHGP. A previsão de conclusão dos trabalhos, de acordo com o convênio, era de um ano. Exatamente um ano depois de sua assinatura, os responsáveis estarão dando por concluído o trabalho, segundo a Diretora executiva da FBN até o ano passado, Célia Portella. Os documentos pertencem à Biblioteca Nacional e a identificação, microfilmagem e digitalização, de acordo com o convênio, são de relevância para a cultura regional e nacional.

Entre os 812 documentos identificados e digitalizados, por exemplo, estão a certidão que trata da retirada dos holandeses do Recife, datada de 1648; a carta do Governador do Brasil tratando do transporte de madeiras de Pernambuco para Lisboa, datada de 1629; carta a Francisco de Paula Travassos remetendo carta geográfica da Ilha de São João para ser arquivada na Sociedade Real Marítima, com o maior sigilo, datada de 1799; mapa dos contratos reais da Capitania de Pernambuco com o cálculo de respectivos avanços extraídos da demonstração daquelas capitanias, remetido à Junta da Companhia Geral de Pernambuco e Paraíba, no ano de 1777.

Estarão presentes à cerimônia na Sala da Presidência da ABL, além de Marcos Vinicios Vilaça, Roberto Cavalcanti e Célia Portella, o Presidente da FBN, Galeno Amorim; a Presidente do IAHGP, Desembargadora Margarida Cantarelli, Monica Rizzo, Diretora do Acervo Especializado, Vera Faillace, Chefe da Microfilmagem, e Vera Garcia, Chefe dos Manuscritos.

Veja todas as notícas já postadas até hoje, clique aqui.