news
Centro de Estudos e Pesquisas BRICS debate posição brasileira para a Rio+20
terça-feira, 18 de outubro de 2011
Compartilhar
O Centro de Estudos e Pesquisas BRICS promove o seu primeiro Workshop nesta sexta-feira, 21 de outubro. A oficina “Agenda dos BRICS para a Rio+20: perspectivas brasileiras” tem como objetivo debater as mudanças que ocorreram desde a conferência Eco 92, sediada no Rio de Janeiro há quase 20 anos, e propor novas estratégias para enfrentar os problemas ambientais e socioeconômicos com a cooperação do novo bloco econômico de países emergentes BRICS – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, dentro da agenda da conferência Rio+20, em 2012.


Entre os palestrantes convidados estão:
- o Assessor Extraordinário do Projeto Rio+20 do Ministério do Meio Ambiente, Fernando Lyrio;
- o Presidente do Instituto Pereira Passos Rio de Janeiro, Ricardo Henriques;
- o Embaixador da República Popular da China, Qiu Xiaoqi;
- a Presidente do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), Marilene Ramos;
- o Diretor do Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio e Supervisor Geral do BRICS Policy Center, João Pontes Nogueira;
- entre outros pesquisadores, diplomatas, acadêmicos e representantes do governo e da sociedade civil.

O evento é composto por mesas redondas onde serão debatidas as agendas brasileiras para a Rio+20, considerada a reunião mais importante da década, bem como o posicionamento dos demais países BRICS nas discussões.

Mesa 1 – 10h às 12h – Agendas para a Rio + 20 – Espaço de trocas, ideias e experiências para os setores participantes da Conferência
Mesa 2 – 13h30 às 15h30 – Economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e do combate à pobreza
Mesa 3 – 15h30 às 17h30 – A arquitetura institucional do desenvolvimento sustentável

Evento: Workshop “Agenda dos BRICS para a Rio+20: perspectivas brasileiras”
Data: 21/10/2011
Hora: das 10h às 17h30.
Local: BRICS Policy Center – Rua Dona Mariana, 63. Botafogo, Rio de Janeiro.

Sobre o Centro de Estudos e Pesquisas BRICS:

O BRICS Policy Center (Centro de Estudos e Pesquisas BRICS) é uma organização coordenada pelo Instituto de Relações Internacionais (IRI) da PUC-Rio e pela Prefeitura do Rio, responsável pela promoção do estudo dos países BRICS - Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Estabelecido no Rio de Janeiro, cidade que será sede da Conferência das Nações Unidas em Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), em 2012 – considerada a reunião mais importante da década no calendário internacional – o Centro de Estudos e Pesquisas fomenta o intercâmbio entre instituições de pesquisa dos países do bloco. O BRICS Policy Center é um exemplo de think tank – do termo em inglês para ‘usina de ideias’ – ao produzir pesquisas, análises, workshops de capacitação e palestras para subsidiar discussões nacionais e internacionais de caráter estratégico para os países em desenvolvimento, servindo de fonte para a comunidade acadêmica e tomadores de decisão no País.


CONFIRME SUA PRESENÇA:
CDN Comunicação Corporativa
Gabriela Davies – gabriela.davies@cdn.com.br – (21) 3626-3730
Camille Grandin – camille.grandin@cdn.com.br – (21) 3626-3759

Veja todas as notícas já postadas até hoje, clique aqui.