news
ABL debaterá, em seu seminário ‘BRASIL, brasis’, dia 27.11, o tema ‘VIOLÊNCIA URBANA: UMA QUESTÃO SOCIAL’
terça-feira, 25 de outubro de 2011
Compartilhar
A Academia Brasileira de Letras (ABL) debaterá, em seu Seminário “Brasil, brasis” do dia 27 de outubro, um tema atual e de importância para a sociedade: “Violência urbana: uma questão social”. A coordenação geral será do Acadêmico Marcos Vinicios Vilaça, Presidente da ABL, e a coordenação, do Acadêmico Arnaldo Niskier. Os conferencistas convidados são MV Bill, Pedro Vieira Abramovai e Rodrigo Pimentel. O seminário está programado para as 17h30min., no Teatro R. Magalhães Jr., 280 lugares, sede da Academia, na Avenida Presidente Wilson 203, Castelo, Rio de Janeiro. Entrada franca.

“A Academia está sempre disposta a debater temas de relevância para o interesse da sociedade. A violência urbana é um assunto que preocupa a nós todos como cidadãos que vivem em um país em crescimento, com suas dificuldades e incertezas, afirmou o Presidente Vilaça.

=================================================

Os conferencistas

MV Bill foi um dos fundadores da ONG Central Única das Favelas (CUFA) que, por intermédio do movimento Hip Hop, busca elevar a auto-estima das comunidades com projetos sociais e culturais. Atualmente é o responsável pela base da CUFA na Cidade de Deus. Com Celso Athayde e o cientista político Luiz Eduardo Soares, escreveu o livro Cabeça de Porco, publicado em 2005 em formato de documentário, e, também com Celso Athayde, lançou em 2006, Falcão – meninos do tráfico. Em 2007, por conta desse filme, recebeu o prêmio Rei da Espanha, um dos mais importantes do jornalismo internacional. Foi premiado pela Unesco como um dos dez militantes de maior destaque do mundo, nos últimos dez anos.

Pedro Vieira Abramovay, formado em direito pela Universidade de São Paulo, mestre em direito constitucional pela Universidade de Brasília, foi assessor da liderança do governo no Senado, Assessor Especial do Ministro da Justiça, Secretário de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça e Secretário Nacional de Justiça. Atualmente é professor de Direito Penal da Escola de Direito do Rio de Janeiro da Fundação Getúlio Vargas.

Pós-graduado em sociologia urbana pela UERJ, Rodrigo Pimentel foi articulista do Jornal do Brasil e co-produtor do documentário “Ônibus 174”. Integrou a Polícia Militar do Rio de Janeiro de 1990 a 2001. Como capitão, atuou no BOPE de 1995 a 2000. Foi durante as filmagens do documentário Ônibus 174, sobre o sequestro do ônibus 174 no Rio de Janeiro, que comentou seu interesse em fazer ficção sobre a polícia do Rio, baseado em relatos de amigos e em sua experiência pessoal no BOPE. Rodrigo Pimentel, hoje, é comentarista de segurança da Rede Globo e participa do “RJTV primeira edição” e do “Bom Dia Brasil”, jornais da emissora.

====================================================

:: Serviço ::
ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS
Seminário Brasil, brasis
Coordenação-geral: Acadêmico Marcos Vinicios Vilaça
Coordenação: Acadêmico Arnaldo Niskier
Conferência: “Violência urbana: uma questão social”
Conferencistas convidados: MV Bill, Pedro Vieira Abramovay e Rodrigo Pimentel
Teatro R. Magalhães Jr., 280 lugares
Avenida Presidente Wilson 203, Castelo, Rio de Janeiro
Data: 27/10/2011, quinta-feira, às 17h30min - Entrada francawww.academia.org.br / Telefone: 3974-2500

Veja todas as notícas já postadas até hoje, clique aqui.