news
Museu Imperial recebe doação de coleção com 91 peças
segunda-feira, 31 de outubro de 2011
Compartilhar
O Museu Imperial recebeu recentemente uma importante doação para seu acervo. O casal Eduardo e Sônia Soares Sampaio doou 91 peças das chamadas “roupas brancas”, que consistem em roupas de uso íntimo. Todas são datadas do século XIX e primeiras décadas do XX.

A família Soares Sampaio descende de Heloísa Leal e Joaquim Elísio Pereira Marinho, viscondessa e visconde de Guaí. Entre as peças doadas, encontram-se artigos que pertenceram à viscondessa, como uma blusa e um lenço.

Na coleção, existem ainda camisolas, toucas, calçolas, camisinhas de pagão, lençóis, fronhas e toalhas de mesa. Os itens são confeccionados em cambraia de linho, fustão e rendas de diversos materiais.

Segundo Ana Luisa Alonso de Camargo, chefe do setor de Museologia do Museu Imperial, “essa doação vem enriquecer ainda mais a coleção de indumentária do Museu e, em especial, de indumentária infantil”.

As peças serão preservadas na reserva técnica do Museu, sob responsabilidade do setor de Museologia. Mais informações sobre o setor e agendamentos para consulta ao acervo podem ser feitos pelo e-mail mimp.museologia@museus.gov.br.

===========================================

:: SERVIÇOS ::

Museu Imperial
Endereço: Rua da Imperatriz, 220 – Centro – Petrópolis, RJ
Telefones: (24) 2245-5550 / (24) 2245-5560
Site: www.museuimperial.gov.br

Visitação: de terça a domingo, das 11h às 18h
Jardins: de terça a domingo, das 8h às 18h

Preços:
Adultos: R$8
Estudantes, professores e maiores de 60 anos: R$4
Menores de 7 anos e maiores de 80: gratuito
Moradores de Petrópolis e petropolitanos, às quartas-feiras e no último domingo do mês: gratuito

Veja todas as notícas já postadas até hoje, clique aqui.