news
ABL e o Centro de Estudos da Universidade de Salamanca realizam jornada literária sobre Miguel Delibes
sexta-feira, 18 de novembro de 2011
Compartilhar
A Academia Brasileira de Letras (ABL), o Centro de Estudos Brasileiros da Universidade de Salamanca, da Espanha, e a Fundação Miguel Delibes realizarão, com a participação de Acadêmicos, entre eles o Presidente da ABL, Marcos Vinicios Vilaça, e escritores e autoridades espanholas, entre elas o Reitor da Universidade de Salamanca, Daniel Hernández Ruipérez, a Jornada Literária Miguel Delibes. O evento está programado para o dia 23 de novembro, quarta-feira, com início previsto para as 9h45min, no Salão Nobre do Petit Trianon, sede da ABL, Avenida Presidente Wilson 203, Castelo, Centro, Rio de Janeiro. As conferências serão abertas ao público.

Da jornada participarão escritores brasileiros e espanhóis integrados nas atividades programadas para todo o dia. A abertura terá a Acadêmica Ana Maria Machado, Secretária-Geral da Academia, como coordenadora. A apresentação caberá ao Acadêmico Marcos Vinicios Vilaça, ao professor Daniel Hernández Ruipérez e à professora Elisa Delibes de Castro, filha do escritor homenageado e Presidente da Fundação Miguel Delibes.

Os conferencistas dessa primeira etapa serão o escritor e jornalista Ramón Garcia Dominguez e a professora Magnolia Brasil Barbosa do Nascimento. Ainda de manhã, haverá a conferência da professora Pilar Celma. De tarde, depois do almoço, às 14 horas, as palestras serão do escritor Gustavo Martín Garzo, e dos professores Noemi Domíngues e Luiz Claudio Aguiar.

A jornada terá ainda uma mesa-redonda com todos os participantes, sob coordenação da professora Noemí Domínguez, às 16 horas. Logo após, virá o encerramento, que contará com as participações dos professores Gonzalo Gomes Dacal, também Diretor do Centro de Estudos Brasileiros da Universidade de Salamanca, e Alfonso Léon López, além do Presidente da ABL, Acadêmico Marcos Vinicios Vilaça.

Com o objetivo de estabelecer a troca de informações que possibilitem a interação entre a ABL e a Universidade espanhola, de maneira a divulgar textos de interesse comum para melhor uso dos idiomas português e espanhol, as duas entidades assinaram, em junho do ano passado, convênio de cooperação cultural e literária. O documento estabelece, ainda, as formas de participação de cada uma das entidades, com o objetivo de divulgarem obras de autores brasileiros na Espanha e de autores espanhois no Brasil.

Miguel Delibes nasceu em Valladolid, capital da comunidade autônoma de Castilla e León, Espanha, em 17 de outubro de 1920, e morreu em sua cidade natal no dia 12 de março do ano passado, aos 89 anos de idade. Delibes foi um dos mais importantes escritores espanhois de depois da Guerra Civil e recebeu diversos prêmios. Mas sua influência na literatura espanhola foi além: muitos de seus livros foram adaptados para o teatro e para o cinema e acabou premiado em eventos cinematográficos, entre eles o Festival de Cannes. Seus romances e seus textos jornalísticos, suas crônicas de viagem, são um retrato fiel, muitas vezes crítico, das terras e dos homens de sua Castilla natal. Ainda assim, seus personagens transcendem as fronteiras da Espanha e são considerados retratos do homem universal da segunda metade do século XX.

Veja todas as notícas já postadas até hoje, clique aqui.