news
Light comemora 100 anos de sua sede com programação variada
segunda-feira, 28 de novembro de 2011
Compartilhar
Há cem anos, a construção de um prédio na Avenida Marechal Floriano, 168, em estilo da renascença americana, mudou o cenário do Centro do Rio e virou ponto de referência para a sociedade carioca da época. Passado um século, esse edifício não só continua sendo referência para a população como virou um dos points da cultura fluminense e em seu interior guarda parte do desenvolvimento do estado do Rio de Janeiro. O endereço é da Light e o prédio foi construído para abrigar a sede da companhia de energia.

No próximo dia 1º de dezembro, a Light abre as comemorações do centenário do prédio com o lançamento do concurso cultural InstaLight. Os interessados, usando como plataforma o aplicativo Instagram para iPhone, poderão fazer fotos criativas sobre o tema “eletricidade”, retratando a presença da companhia no estado do Rio de Janeiro. Além disso, precisarão publicar as imagens em seus perfis e incluir os títulos das fotos, a hashtag #instalight, que serão direcionadas automaticamente para a galeria do concurso na fan page do Conexão Light no Facebook.

A escolha das melhores fotos será feita por júri popular, dentro da fan page do Conexão Light no Facebook, e por júri Light, onde uma banca de avaliação selecionará a melhor foto entre as 30 mais curtidas na votação popular. Os vencedores das duas categorias receberão, cada, um Ipad 2 e as 30 melhores fotos eleitas pela votação popular ganharão uma exposição nas vitrines do Centro Cultural Light, a partir do dia 21 de dezembro. A mostra será projetada nas vitrines do CCL em forma de vídeo instalação, proporcionando uma experiência sensorial e moderna. As fotografias também ficarão expostas em uma galeria criada especialmente para o concurso no site Conexão Light (WWW.conexaolight.com.br).

Concurso semelhante será feito somente para funcionários da Light, sendo que estes receberão como tema “A Rua Larga dos nossos tempos”. O funcionário que melhor retratar a “Rua Larga”, por meio da foto digital, também ganhará um Ipad 2.

No dia 7 de dezembro, o teatro do Centro Cultural Light abrirá suas portas para o projeto Aprendendo com o Ballet de Nilópolis. Nos dias 9 e 12 de dezembro, haverá festa com muita música. No dia 9, o público vai sambar literalmente com Wantuir da Grande Rio durante o show do Botequim da Rua Larga. No dia 12 de dezembro, o público vai poder apreciar os shows de Ronaldinho do Cavaquinho e do Coral José Borges, que vão se apresentar no Teatro do CCL.

A exposição Mini Cool Globes, que ganhou espaço recentemente no Jardim Botânico, será inaugurada no dia 12 de dezembro no CCL. Os Mini Cool Globes são globos terrestres pintados por celebridades mundiais, que fazem um alerta, de forma lúdica, para o aquecimento global. Dia 19 de dezembro acontece o lançamento da exposição “A Rua Larga dos nossos tempos” e a apresentação do Grupo Tápias, que fará um espetáculo de dança, no Teatro do CCL. Para assistir ao show de dança, é só retirar uma senha no local.

E a programação deste ano se encerra, nos dias 21 e 22, em grande estilo com a Projeção Mapeada de Natal, que será feita na nova fachada do prédio da Light. A exemplo do que aconteceu em 2010, na Igreja de Santa Rita, a fachada será usada como pano de fundo para a projeção tridimensional de imagens que ajudarão a mostrar a beleza e a arquitetura do prédio histórico e centenário da companhia de energia. No dia 21 será conhecido os 10 melhores trabalhos do concurso cultural InstaLight. A nova fachada da Light, que receberá iluminação especial em comemoração ao seu centenário, passou por uma forma geral ao longo dos últimos meses.

Quem participar das festividades vai fazer uma viagem no tempo e conhecer um pouco mais da história da sede da Light. Vai saber, por exemplo, que a entrada principal do edifício, há 100 anos, era o vão central por onde as principais linhas de bondes urbanos passavam, já que nos fundos do prédio havia o estacionamento dos veículos. A programação em comemoração ao centenário do edifício continua em 2012, com o projeto Animando a Rua Larga e Circuito Histórico com visitas guiadas, entre outras atrações.

==============================================

:: FICHA TÉCNICA ::

01/12/2011
Lançamento do concurso InstaLight
Blog Conexão Light e no Facebook e Twitter

07/12/2011
Apresentação do Projeto Aprendendo com o Ballet
Teatro CCL
18h

09/12/2011
Show com Botequim da Rua Larga- Wantuir da Grande Rio
CCL - Pilotis
18h

12/12/2011
Inauguração Exposição Mini Cool Globes
CCL - sala de vídeo
17h

12/12/2011
Apresentação Ronaldinho do Cavaquinho
Teatro do CCL
17h30

19/12/2011
Apresentação do Grupo Tápias.
CCL
18h

19/12/2011
Inauguração da Exposição 100 anos bem vividos.
Grande Galeria do CCL
18h30

21/12/2011
Inauguração da exposição InstaLight
Vitrines do CCL
19h30

21/12/2011
Projeção Mapeada de Natal
Calçada em frente à fachada do prédio da Light
20h

21/12/2011
Inauguração da nova iluminação da fachada da sede da Light
CCL
20h30

22/12/2011
Reapresentação da Projeção Mapeada de Natal
Calçada em frente à fachada do prédio da Light
20h

Veja todas as notícas já postadas até hoje, clique aqui.