news
Escritora Ana Maria Machado é a nova Presidente da ABL
quinta-feira, 8 de dezembro de 2011
Compartilhar
A Academia Brasileira de Letras elegeu hoje, por unanimidade, sua nova Diretoria para o ano de 2012, em sessão ordinária. A Acadêmica Ana Maria Machado será a Presidente. Ela substituirá o Acadêmico Marcos Vinicios Vilaça, que dirigiu a ABL nos biênios 2006/07 e 2010/11.

Os demais eleitos são: Secretário-Geral: Geraldo Holanda Cavalcanti; Primeiro-Secretário: Domício Proença Filho; Segundo-Secretário: Marco Lucchesi; Tesoureiro: Evanildo Cavalcante Bechara. Ao fim da sessão, o Presidente Marcos Vinicios Vilaça anunciou a nova Diretoria. A posse será na próxima quinta-feira, dia 15 de dezembro, às 17 horas, no Salão Nobre do Petit Trianon.

Segunda mulher eleita Presidente da ABL – antes foi a Acadêmica Nélida Piñon, em 1997, ano do centenário da Academia – a escritora Ana Maria Machado, assim que foi confirmada sua vitória, afirmou: “Daremos continuidade à linha de atividades voltadas para a promoção dos melhores valores da cultura nacional e da língua portuguesa. A dinâmica da Casa será a mesma iniciada pelas gestões anteriores. Independentemente disso, dirigiremos nossa ênfase para duas celebrações em particular: o centenário de morte do Barão do Rio Branco, e a celebração do centenário de nascimento de Jorge Amado"

:: Os eleitos ::

ANA MARIA MACHADO – Considerada pela crítica como uma das mais completas e versáteis escritoras brasileiras contemporâneas, a Acadêmica ocupa, desde 2003, a Cadeira numero 1 da ABL. Ganhou, em 2001, o mais importante prêmio literário nacional – o Machado de Assis, outorgado pela ABL, pelo conjunto de sua obra como romancista, ensaísta e autora de livros infanto-juvenis. Um ano antes, recebera do IBBY (International Board on Books for the Young) a Medalha Hans Christian Andersen, considerado o Nobel da Literatura Infantil, por ser o mais alto prêmio internacional do gênero, conferido a cada dois anos a um escritor, pelo conjunto da obra.

Carioca, ela começou como pintora, tendo estudado no Museu de Arte Moderna do Rio e no de Nova Iorque. Como jornalista, trabalhou em Paris e Londres, além de em muitos jornais e revistas no Brasil. Tornou-se escritora em 1969 e publicou nove romances, oito livros de ensaios e dezenas de infanto juvenis. Seus livros venderam quase dezenove milhões de exemplares e têm sido objeto de numerosas teses universitárias – inclusive fora do país.

GERALDO HOLANDA CAVALCANTI – pernambucano do Recife e ocupante da Cadeira número 29 da ABL, eleito em 2011, o Acadêmico, além de diplomata e escritor, também é poeta, ensaísta e tradutor. Graduou-se Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito de Recife, em 1951. Diplomata por mais de quatro décadas, profissão a que dedicou a maior parte de seu tempo, serviu em Genebra, Washington, Moscou e Bonn, entre outras grandes cidades. Por sua obra como poeta, recebeu em 2000 o Prêmio Fernando Pessoa, da União Brasileira de Escritores.

DOMÍCIO PROENÇA FILHO – Quinto ocupante da Cadeira 28 da ABL, aleito em 2006, o Acadêmico é Bacharel e licenciado em Letras Neolatinas pela antiga Faculdade Nacional de Filosofia, com curso de especialização em Língua e Literatura Espanhola. É doutor em Letras e Livre-docente em Literatura Brasileira pela Universidade Federal de Santa Catarina. Aposentado, após 38 anos de trabalho docente, nos cursos de graduação e pós-graduação, atuou em inúmeros estabelecimentos de ensino médio no Brasil e no exterior.

MARCO LUCCHESI – Carioca, o Acadêmico, ocupante da Cadeira número 15, eleito em 2011, é professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro e do Colégio do Brasil. Formado em História pela UFF, Doutor em Ciência da Literatura pela UFRJ e Pós-Doutor em Filosofia da Renascença na Universidade de Colônia, Alemanha. Pesquisador do CNPq. Seus livros em italiano ganharam os seguintes prêmios: Poesie (Prêmio Cilento 1999); Lucca dentro (Prêmio da Câmara de Comércio de Lucca).

EVANILDO CAVALCANTE BECHARA – O Acadêmico, pernambucano e ocupante da Cadeira número 33 da ABL, eleito em 2000, cursou Letras, modalidade Neolatinas, na Faculdade do Instituto La-Fayette, hoje UERJ. Aos 17 anos escreveu seu primeiro ensaio, intitulado Fenômenos da intonação, publicado em 1948. Implantou o novo Acordo Ortográfico na 5ª edição do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa. Membro titular da Academia Brasileira de Filologia, da Sociedade Brasileira de Romanistas, membro da Société de Linguistique Romane, e Sócio Correspondente da Academia das Ciências de Lisboa.

Veja todas as notícas já postadas até hoje, clique aqui.