news
ABL comemora centenário de nascimento de Jorge Amado
quarta-feira, 14 de março de 2012
Compartilhar
A Academia Brasileira de Letras (ABL) comemorará este ano o centenário de nascimento do escritor baiano e Acadêmico Jorge Amado. A Presidente da ABL, escritora e Acadêmica Ana Maria Machado, Presidente também da Comissão Organizadora das Comemorações, afirmou que se fará uma programação variada em parceria com universidades e instituições culturais de quatro países da Europa – França, Inglaterra, Espanha e Portugal – e do Brasil.

A primeira homenagem será durante o “Salon du Livre”, de 16 a 19 de março, em Paris. Na oportunidade, juntamente com a Sorbonne, universidade da qual ele foi Doutor Honoris Causa, será realizada a “Jornada Jorge Amado”, com uma programação que incluirá conferências da Acadêmica Nélida Piñon e do Acadêmico Sergio Paulo Rouanet sobre o escritor. A filha do homenageado, Paloma Amado, confirmou presença. Haverá também um debate de especialistas locais e professores de literatura com a participação da Presidente Ana Maria Machado, autora de “Romântico, sedutor e anarquista: como e por que ler Jorge Amado hoje”, sobre os pontos polêmicos da criação do autor. A Academia propõe, ainda, para este ano, a releitura e reconstrução crítica de sua obra.

“Entendo que o centenário de Jorge Amado nos dá uma excelente oportunidade para fazer uma releitura de sua obra tendo em vista uma reconstrução crítica da mesma. Desde que começou a publicar seus livros nos anos 30, a recepção deles variou muito. Foram amados ou execrados, muitas vezes, por motivos extraliterários, pelo fato do autor ter pertencido ao Partido Comunista por muito tempo”, afirmou Ana Maria Machado.

Segundo a Presidente da ABL, os livros de Jorge Amado, tempos depois, também foram amados e execrados “por causa de sua associação com a Bahia, com uma atmosfera solar e sensual, pitoresca, quase folclórica. Foram ainda elogiados ou desancados pela linguagem coloquial do autor, tão brasileira e longe dos modelos castiços lusitanos”. De acordo com Ana Maria Machado, o que a Academia propõe é que os livros de Jorge Amado sejam lidos ou relidos, para que cada leitor forme sua opinião e somente se situe nesse debate, por exemplo, depois de ler um romance como Tenda dos milagres.

Para apoiar essa proposta de releitura, a ABL vai atuar em duas frentes: nacional e a internacional. No Brasil, será feita uma grande exposição em agosto, mês do aniversário do homenageado, acompanhada de palestras, exibição de um ciclo de filmes baseados em sua obra e publicação de artigos na Revista Brasileira, da Academia. Internacionalmente a programação também será variada, sempre em parceria com universidades e instituições culturais. No decorrer do ano, não somente na França, mais também em outros países europeus, haverá uma série de homenagens, em parcerias e na maioria das vezes com o apoio das embaixadas do Brasil naqueles país es. Esses eventos incluem conferências, mesas-redondas, exposições, leituras públicas de textos do autor, exibição de filmes, shows musicais.

“Em Paris, o apoio da municipalidade se traduzirá na possibilidade de colocação de uma placa na fachada do prédio onde ele morou, assinalando esse registro histórico. Também está programado um ciclo de encontros nas bibliotecas municipais, nos quais os leitores discutiriam a obra do escritor a partir de leituras de trechos feitas por atores e atrizes conhecidos. Sempre dentro desse espírito: É hora de reler Jorge Amado.

Quinto ocupante da Cadeira 23 da ABL, eleito em 6 de abril de 1961, na sucessão de Otávio Mangabeira, Jorge Amado tomou posse em 17 de julho do mesmo ano, sendo recebido pelo Acadêmico Raimundo Magalhães Júnior.

Jornalista, romancista e memorialista, Jorge Amado tornou-se escritor profissional e viveu exclusivamente dos diretos autorais de seus livros. Estreou na Literatura em 1930, com a publicação da novela “Lenita”, escrita em colaboração com Dias da Costa e Édison Carneiro. Seus livros, escritos ao longo de 36 anos (1941 a 1977) foram publicados em 52 países e traduzidos para 48 idiomas e dialetos. Muitos deles foram adaptados para o cinema, o rádio, a televisão, bem como para histórias em quadrinhos, não apenas no Brasil, mas também em Portugal, França, Argentina, Suécia, Alemanha, Polônia, Itália, Estados Unidos e Tchecoslováquia.

Autor de clássicos da Literatura brasileira, como Dona Flor e seus dois maridos, O país do carnaval, Capitães de areia, Gabriela Cravo e Canela, Bahia de Todos os Santos, Tenda dos milagres, Teresa Batista cansada de guerra, entre muitos outros, Jorge Amado nasceu na Fazenda Auricídia, em Ferradas, Itabuna, Bahia, no dia 10 de agosto de 1912. Faleceu no dia 6 de agosto de 2001 na cidade de Salvador, Bahia.

Veja todas as notícas já postadas até hoje, clique aqui.