news
OSB abre temporada 2012 com apresentação do pianista Saleem Abboud Ashkar dia 31 de março na UERJ
segunda-feira, 26 de março de 2012
Compartilhar
A Orquestra Sinfônica Brasileira fará o lançamento de sua Temporada 2012 no dia 31 de março, na UERJ, com a primeira apresentação da série Concertos Especiais, sob a regência de seu maestro titular, Roberto Minczuk. A estreia da orquestra contará com a participação do pianista palestino Saleem Abboud Askhar, que vai tocar pela primeira vez no Rio de Janeiro. O concerto é gratuito e acontecerá às 16h, no Teatro Odylo Costa Filho.

Saleem Abboud Ashkar iniciou sua carreira aos 17 anos de idade com Zubin Mehta na Filarmônica de Israel e, aos 22, fez seu début no Carnegie Hall, em Nova York, com a Filarmônica de Chicago, acompanhado de Daniel Barenboim. Desde então, já se apresentou com algumas das principais orquestras do mundo, dentre elas as filarmônicas de Viena e Israel e a Sinfônica de Chicago. Na temporada 2012, o músico se apresentará pela primeira vez com a Sinfônica de Londres e com a Concertgebouw. Ashkar é integrante da Orquestra da Paz, que reúne israelenses e palestinos em concertos ao redor do mundo.

Em sua apresentação com a OSB, o pianista vai interpretar o “Concerto nº 1 para piano em ré menor”, de Brahms. A peça, escrita em 1858, quando o compositor tinha apenas 25 anos, reflete os sentimentos de Brahms por Clara Schumann, viúva de Robert Schumann. O repertório do concerto inclui também “Frevo”, de Claudio Santoro, e duas obras de Richard Strauss: “Don Juan, Op. 20”, baseado no poema homônimo de Nikolaus Lenau, e “Till Eulenspiegels lustige Streiche, Op. 28”. Este último é o mais breve dentre os poemas sinfônicos do autor, mas considerado também um dos mais sofisticados e conta a historia de um homem de origem humilde que vagava em busca de aventuras. As duas obras mostram todas as potencialidades dos naipes de uma orquestra.

Esta é a primeira de nove apresentações da série Concertos Especiais, que não tem venda de assinaturas. Os três concertos seguintes (12, 19 e 28 de abril) acontecerão no Espaço Tom Jobim, no Jardim Botânico, e os cinco últimos (16 de julho, 23 de agosto, 23 de setembro, 20 de novembro e 20 de dezembro), no Theatro Municipal. Entre os destaques da série, estão a participação do violoncelista russo Jan Vogler, interpretando o “Concerto para violoncelo”, de Erick Korngold; do maestro John Mauceri, que é regente da Hollywood Bowl, num programa formado por trilhas sonoras dos anos 30 a 60; e de uma apresentação em homenagem aos 60 anos da música na teledramaturgia no Brasil.

CONCERTOS ESPECIAIS
31 de março, às 16h, no Teatro Odylo Costa Filho
Roberto Minczuk, regência
Saleem Abboud Ashkar, piano

Claudio Santoro – Frevo
Johanne Brahms – Concerto nº 1 para piano em ré menor, Op. 15
Richard Strauss – Don Juan, Op. 20
Richard Strauss - Till Eulenspiegels lustige Streiche, Op. 28


:: SERVIÇO ::
------------------------------------
TEATRO ODYLO COSTA, FILHO – Campus da UERJ
Endereço: Rua São Francisco Xavier, 524 - Maracanã (estação Metrô - Maracanã)
Telefone: (21) 2334-0681
Classificação: Livre
Capacidade: 1000 lugares
Preço dos ingressos: gratuito
Distribuição de senhas a partir de 1 hora antes do início do concerto
Estacionamento: R$10 - Entrada pelo Portão 2
Acesso para cadeirantes e pessoas com dificuldade de locomoção

Programação sujeita à alteração.

Veja todas as notícas já postadas até hoje, clique aqui.