news
Sociólogo Sérgio Abranches será o conferencista da terceira palestra do Ciclo ELEIÇÕES E REFLEXÕES, da ABL
sexta-feira, 18 de maio de 2012
Compartilhar
A Academia Brasileira de Letras (ABL) dá continuidade ao seu ciclo de conferências “Eleições e reflexões” com palestra do sociólogo Sérgio Abranches. A coordenação do ciclo é do Acadêmico Affonso Arinos de Mello Franco, e a proposta é de promover um debate aprofundado, em todos os níveis, sobre a questão eleitoral no Brasil. O tema da terceira palestra será “Federação e presidencialismo de coalizão”. O evento está programado para o dia 22 de maio, terça-feira, às 17h30min, no Teatro R. Magalhães Jr., sede da Academia, na Avenida Pr esidente Wilson 203, Castelo, Rio de Janeiro. Entrada franca.

De acordo com a coordenação do ciclo, estão sendo debatidos os diversos aspectos das eleições, entendendo o voto como dever e direito do cidadão e da coletividade. Os palestrantes têm falado também sobre os caminhos para o aprimoramento da consciência crítica do eleitorado, apontando para a relevância do processo da escolha política.

O ciclo apresentou duas palestras neste mês: “Voto e cidadania”, com o Acadêmico José Murilo de Carvalho; e “A representatividade na democracia brasileira”, com o professor Sérgio Besserman Vianna. A quarta e última palestra do ciclo será dia 29, “A mídia: direitos e responsabilidades”, com o Acadêmico e jornalista Merval Pereira.

Sérgio Abranches, sociólogo (MA, UnB) e cientista político (PhD, Cornell University), é comentarista da rádio CBN, onde mantém o boletim diário Ecopolítica. Seu trabalho sobre os Muriquis da Reserva Montes Claros, Caratinga, MG, em co-autoria com Miriam Leitão e publicado simultaneamente em O Globo e O Eco, recebeu o prêmio de Reportagem sobre a Biodiversidade da Mata Atlântica 2007, da SOS Mata Atlântica. Finalista da categoria Jornalista de Sustentabilidade do prêmio Comunique-se 2011; Prêmio Especial Personalidade do Ano em Sustentabilidade do Prêmio Jornalistas&Companhia/HSBC de Imprensa e Sustentabilidade. Colaborador do blog da National Geographic Magazine: The Great Energy Challenge. Escreve regularmente sobre mudança climática, sustentabilidade e macrotendências. É autor de Copenhague Antes e Depois, de 2010, que trata da política global sobre mudança climática.

=====================================================
Serviço:
ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS
Ciclo: Eleições e reflexões
Coordenação: Acadêmico Affonso Arinos de Mello Franco
Conferência: “Federação e presidencialismo de coalizão”
Conferencista: Sérgio Abranches
Patrocínio: Petrobras
Data: 22/05/2012, terça-feira, às 17h30min
Teatro R. Magalhães Jr., 280 lugares
Avenida Presidente Wilson 203, Castelo, Rio de Janeiro
Entrada franca
www.academia.org.br
Telefone: 3974-2500

Veja todas as notícas já postadas até hoje, clique aqui.