rioecultura rioecultura
Facebook Twitter Pinterest Picasa Instagram
EXPOSIÇÕES EVENTOS LOCAIS CULTURAIS COLUNISTAS ARTIGOS MATÉRIAS NOTÍCIAS INSTITUCIONAL COLABORADORES CONTATO
TRANSLATE THIS WEBSITE
EVENTOS
VOLTAR
[ cinema | vídeo ]
[10 a 15.05.11]
Odete Lara, Atriz de Cinema

cinema | vídeo :  [10 a 15.05.11] <br>Odete Lara, Atriz de Cinema
Local: Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB Rio)
Rua Primeiro de Março, 66
Centro
(21) 3808-2020
Data: de 10 a 15 de maio de 201
[de terça-feira a domingo]
Hora: veja programação
Valor: R$10 [inteira]
R$5 [meia]
ingresso válido por 30 dias, para acesso às mostras de cinema (Cinemas 1 e 2), por meio de senhas, e à videoteca, por meio de agendamento.
As senhas deverão ser retiradas 1h antes de cada sessão.
Capacidade: 50 lugares
Classificação etária: Livre
Atenção: os horários e a programação podem ser alterados pelo local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável confirmar as informações por telefone antes de sair.
compartilhe
Odete Lara, Atriz de Cinema

Durante duas décadas, Odete Lara iluminou as telas dos cinemas com talento e beleza marcantes. Ela atuou em 32 longa metragens, desde sua estreia, em 1956, em O Gato de Madame, ao lado de Mazzaropi, até O Princípio do Prazer, de Luiz Carlos Lacerda, de 1978. Odete estrelou de produções populares e sucessos de bilheteria a obras sofisticadas e exigentes, foi dirigida por alguns dos nossos maiores cineastas como Anselmo Duarte, Glauber Rocha, Nelson Pereira dos Santos, Bruno Barreto e Walter Hugo Khoury.

Para rever a trajetória dessa atriz que abandonou a profissão e, aos quase 50 anos de idade, refugiou-se num sítio da serra fluminense, onde dedica-se a escrever e traduzir obras budistas, os CCBBs do Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília apresentam a mostra ODETE LARA, ATRIZ DE CINEMA, com 16 dos mais significativos filmes da carreira de Odete Lara e um documentário, feito em 2010 por Antônio Carlos Fontoura, que a dirigiu em A Rainha Diaba e Copacabana me Engana.

No dia 12 de maio (quinta-feira), após a exibição do documentário Odede Lara, às 20h, o cineasta Luis Carlos Lacerda e o jornalista João Carlos Rodrigues conversam com o público do CCBB sobre os filmes da atriz.

Odete Lara, nasceu Odete Righi Bertoluzzi, no bairro da Bela Vista, São Paulo, em 1929. Teve a infância repleta de dificuldades, inclusive com o suicídio dos pais, e cedo começou a trabalhar como secretária e datilógrafa para sobreviver. Iniciou a carreira artística como modelo e garota-propaganda na extinta TV Tupi e logo tornou-se uma requisitada atriz de teatro e televisão. Ela também gravou discos, fez shows musicais e colaborou na imprensa alternativa dos anos 70.

rioecultura : Odete Lara, Atriz de Cinema
Mar Corrente



PROGRAMAÇÃO

10.05 [terça-feira]
----------------------------------------
14h Absolutamente Certo (95 min)
16h Moral em Concordata (95 min)
18h Copacabana me Engana (93 min)
20h A Estrela Sobe (105 min)

11.05 [quarta-feira]
----------------------------------------
14h Bonitinha, mas Ordinária (101 min)
16h O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro (95 min)
18h As Sete Faces de um Cafajeste (90 min)
20h A Rainha Diaba (100 min)

12.05 [quinta-feira]
----------------------------------------
14h Em Família (100 min)
16h Câncer (86 min)
18h O Princípio do Prazer (90 min)
20h Retratos Brasileiros: Odete Lara (30 min), seguido de bate-papo com convidados

13.05 [sexta-feira]
----------------------------------------
15h O Gato de Madame (90 min)
17h Um Filme 100% Brazileiro (83 min)
19h Boca de Ouro (103 min)
21h Copacabana me Engana (93 min)

14.05 [sábado]
----------------------------------------
18h30 Noite Vazia (93 min)
20h10 Retratos Brasileiros: Odete Lara (30 min) + Câncer (86 min)

15.05 [domingo]
----------------------------------------
18h A Estrela Sobe (105 min)
20h Sábado a Noite, Cinema (103 min)

rioecultura : Odete Lara, Atriz de Cinema
Os Herdeiros



SINOPSE DOS FILMES

ABSOLUTAMENTE CERTO, de Anselmo Duarte (Brasil, 1957). Com Anselmo Duarte, Dercy Gonçalves, Odete Lara. Operário paulistano, dono de prodigiosa memória, decora todos os nomes de uma lista telefônica e participa de um programa de televisão. Mas uma quadrilha tenta atrapalhar seus planos.

BOCA DE OURO, de Nelson Pereira dos Santos (Brasil, 1963). Com Jece Valadão, Odete Lara, Daniel Filho. Repórter tenta fazer o perfil de um famoso bicheiro carioca entrevistando sua ex-amante que fornece três versões diferentes da personalidade do contraventor.

BONITINHA MAS ORDINÁRIA, de Billy Davies (Brasil, 1963). Com Jece Valadão, Odete Lara, Lia Rossi. Segunda adaptação para o cinema de uma peça de Nelson Rodrigues onde Odete Lara encarna a virtuosa personagem Ritinha, envolvida numa trama que reúne estupro e perversões: Maria Cecília, filha do patrão do noivo de Ritinha, é uma moça rica que fica obcecada ao ler num jornal a notícia de uma curra.

CÂNCER, de Glauber Rocha (Brasil, 1972). Com Hugo Carvana, Odete Lara, Antonio Pitanga. Segundo Glauber Rocha, “Câncer não tem história. São três personagens dentro de uma ação violenta”.

COPACABANA ME ENGANA, de Antonio Carlos Fontoura (Brasil, 1969). Com Odete Lara, Carlo Mossy, Cláudio Marzo. Típico garotão do bairro carioca se envolve com a bela vizinha mais velha, amante de um senhor casado. Mas seu ajuizado irmão maior também se interessa pela moça.

O DRAGÃO DA MALDADE CONTRA O SANTO GUERREIRO, de Glauber Rocha (Brasil-França-Alemanha, 1969). Com Maurício do Valle, Odete Lara, Othon Bastos. O pistoleiro Antonio das Mortes, de Deus e o Diabo na Terra do Sol, é contratado para matar o chefe de bando de cangaceiro que se diz a reencarnação de Lampião. Melhor Diretor - Festival de Cannes.

EM FAMÍLIA, de Paulo Porto (Brasil, 1972). Com Iracema de Alencar, Rodolfo Arena, Odete Lara. Casal de idosos é despejado e pede ajuda aos filhos. Odete Lara faz a bem sucedida Neli que, em crise com o marido rico, não tem como ajudar.

UM FILME 100% BRAZILEIRO, de José Sette (Brasil, 1986). Com Álvaro Apocalipse, Maria Gladys, Odete Lara. Recriação alegórica da viagem ao Brasil que o poeta francês Blaise Cendrars fez ao Brasil nos anos 20.

A ESTRELA SOBE, de Bruno Barreto (Brasil, 1974). Com Betty Faria, Odete Lara, Carlos Eduardo Dolabella. Veterana cantora de rádio (Betty Faria) relembra seu passado, inclusive uma relação amorosa que teve com uma colega de profissão (Odete Lara).

O GATO DE MADAME, de Agostinho Martins Pereira (Brasil, 1956). Com Mazzaropi, Odete Lara, Carlos Cotrim. Engraxate se envolve com uma quadrilha ao encontrar um gato perdido cuja proprietária oferece uma gratificação a quem devolvê-lo.

MORAL EM CONCORDATA, de Fernando de Barros (Brasil, 1959). Com Odete Lara, Maria della Costa, Jardel Filho. Jovem pobre (Odete Lara) é abandonada pelo marido violento e procura ajuda da irmã que tem uma vida luxuosa sustentada pelo amante rico.

NOITE VAZIA, de Walter Hugo Khoury (Brasil, 1964). Com Odete Lara, Norma Bengell, Mario Benvenutti. Dois amigos contratam dupla de prostitutas para passar a noite mas o encontro acaba revelando as frustrações e angústias de cada um. Mostra Competitiva – Festival de Cannes.

O PRINCÍPIO DO PRAZER, de Luiz Carlos Lacerda (Brasil, 1979). Com Odete lara, Paulo Villaça, Ana Maria Miranda. Em Paraty, na década de 30, rapaz vai trabalhar numa fazenda decadente onde moram quatro irmãos que escondem um segredo.

A RAINHA DIABA, de Antonio Carlos Fontoura (Brasil, 1974). Com Milton Gonçalves, Odete Lara, Nelson Xavier. Travesti chefe de uma quadrilha de traficantes de drogas da Lapa, Rio de Janeiro, se envolve com jovem bandido que é sustentado por cantora de cabaré.

SÁBADO A NOITE, CINEMA, de Fernando Ayala (Argentina, 1960). Com Gilda Lousek, Luis Tasca, Odete Lara. Comédia composta por várias histórias entrelaçadas que tem o cinema como ponto central. Único título que Odete Lara rodou no exterior.

AS SETE FACES DE UM CAFAJESTE, de JeceValadão (Brasil, 1968). Com Jece Valadão, Odete Lara, Norma Blum. Conquistador rico recebe ameaçadoras cartas anônimas e contrata um detetive para resolver o mistério.

ODETE LARA, de Antônio Carlos Fontoura (Brasil, 2010) Documentário realizado para exibição no Canal Brasil com a mais recente entrevista em vídeo da musa Odete Lara.
compartilhe VOLTARSUBIR
 
Veja todos os eventos indicados pelo Rio&Cultura [clique aqui]
 

Dados do(a) amigo(a):
Nome:
E-mail:
Mensagem para o(a) amigo(a):
Seus dados:
Seu nome:
Seu e-mail:
ATENÇÃO
Antes de efetuar o convite, verifique se todos os campos estão preenchidos corretamente.


Dados do(a) amigo(a):
Nome:
E-mail:
Mensagem para o(a) amigo(a):
Seus dados:
Seu nome:
Seu e-mail:
ATENÇÃO
Antes de efetuar a indicação, verifique se todos os campos estão preenchidos corretamente.

Relação de eventos sugeridos
Pesquise no Rio&Cultura - by Google
 
EXPOSIÇÃO
destaque

rioecultura : EXPO Relações e Projeções [Simone Mendes] : Espaço Cultural da Defensoria Publica do Rio de Janeiro (ADEPERJ)
Relações e Projeções [Simone Mendes]
Relação completa de Exposições
MATÉRIA
destaque

rioecultura : MATÉRIA Museu Marítimo do Brasil integrará o circuito cultural da orla portuária do Rio de Janeiro
Museu Marítimo do Brasil integrará o circuito cultural da orla portuária do Rio de Janeiro
Relação completa de Matérias

BIBLIOTECA
livro indicado

Livro: Rio de Janeiro, Século XIX - Cidade da Ópera
Editora: Garamond

Relação completa de Livros
ARTIGOS
destaque

rioecultura : ARTIGO Carioquinha 2015
Carioquinha 2015
Relação completa de Artigos
 
  voltarsubir
© Copyright 2008-2013 Rio&Cultura
SIMETRIA Arte e Comunicação desenvolve este site

Clicky Web Analytics
Rio&Cultura