MAM: sua história, seu patrimônio
rioecultura : EXPO MAM: sua história, seu patrimônio : Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM RJ)
COMPARTILHE
Abertura: 6 de abril de 2013
Encerramento: Exposição de longa duração - sem data de término
rioecultura - EXPO: MAM: sua história, seu patrimônio

A mostra, que fica no Hall do Bloco Escola, é permanente e mostra a história do Museu, desde a sua construção até as exposições mais importantes realizadas nos seus 65 anos de existência. A história do MAM Rio é contada através de uma maquete do museu, um vídeo e cerca de 100 documentos, dentre fotos, catálogos, folders, convites e outras publicações institucionais.

Esta exposição foi pensada com o objetivo de difundir a história da Instituição e da sua arquitetura, para que o visitante que venha ao MAM Rio, independente de qual seja o seu interesse, possa compreender tudo o que o Museu representa e abriga”, explica Elizabeth Catoia Varela, curadora da exposição e do departamento de Pesquisa e Documentação do MAM Rio.

Faz parte da exposição uma maquete do Museu, que permite que o visitante entenda o projeto arquitetônico concebido pelo arquiteto Affonso Eduardo Reidy [1909-1964]. Há, também, uma cronologia sobre a construção do prédio e a lista de presidentes ao longo dos 65 anos da Instituição. É apresentada, ainda, uma grande linha do tempo através de catálogos, convites, folders e fotos de momentos relevantes do MAM Rio. Estão na mostra exemplares de boletins do MAM das mais diferentes épocas, revelando de que forma o Museu mostrou seu conteúdo e tratou suas peças gráficas. “Mostrar sua história através de sua produção documental reforça além dos fatos, a identidade gráfica do Museu e seu desenvolvimento”, afirma a curadora. Além disso, há também um vídeo sobre o Museu.

Aqui se pode olhar a maquete junto a cronologia da arquitetura e dos presidentes do Museu, podendo-se perceber de que forma todo este conjunto foi construído. Relembrando aspectos importantes da nossa trajetória, a reunião de imagens e documentos aqui levantados pretende trazer a tona fatos importantes tanto para o Museu quanto para a História da Arte e do Cinema no Brasil”, conta a curadora.

A mostra está em um lugar separado: o hall do Bloco Escola, que fica ao lado da Cinemateca, do Bar MAM e da loja Novo Desenho. O objetivo é melhor aproveitar os espaços e propor uma vivência do visitante por todo o conjunto arquitetônico do Museu. “O MAM Rio é mais que um local no qual o visitante vem fruir obras de arte. Aqui, antes mesmo de se apreciar a coleção do Museu, se tem contato também com o conjunto arquitetônico projetado por Affonso Eduardo Reidy – um dos ícones da arquitetura moderna brasileira –, os jardins de Burle Marx, em consonância com o próprio Aterro do Flamengo, e com a paisagem carioca”, ressalta a curadora.

>> Leia mais sobre o MAM na Coluna Patrimônio Histórico, clique aqui.

rioecultura - EXPO: MAM: sua história, seu patrimônio

rioecultura - EXPO: MAM: sua história, seu patrimônio

rioecultura - EXPO: MAM: sua história, seu patrimônio

rioecultura - EXPO: MAM: sua história, seu patrimônio
Local:
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM RJ)
Av. Infante Dom Henrique, 85
Aterro do Flamengo
(21) 2240 4944

Funcionamento:
Segundas, terças e quartas: FECHADO
Quintas, sextas e sábados: das 10h às 18h
Domingos:
- das 11h às 18h (público em geral)
- das 10h às 11h (horário exclusivo para visitação de pessoas com deficiência intelectual, pessoas autistas ou com algum tipo de hipersensibilidade a estímulos visuais ou sonoros)
Feriados (exceto aos domingos): das 10h às 18h

Ingresso:
Gratuito. É possível apoiar a realização de projetos do museu por meio de sua contribuição voluntária, sugerida na bilheteria ou na compra online, antecipada.
Programa Agente MAM Rio: ao contribuir com R$ 190,00, você se torna Agente MAM Rio por um ano inteiro, com entrada gratuita e facilitada em exposições, mostras de filmes, palestras, cursos e programas socioeducativos.

Atenção: os horários e a programação podem ser alterados pelo local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável confirmar as informações por telefone antes de sair.