locais culturais
Museu Carmen Miranda
rioecultura : Museu Carmen Miranda
COMPARTILHE
Museu Carmen Miranda
Classificação: Museu
Endereço: Avenida Rui Barbosa (em frente ao número 560)
Flamengo - Rio de Janeiro / RJ
CEP 22250-020
Telefone: (21) 2334-4293.
website: Museu Carmen Miranda
Funcionamento:
De quarta a Sexta, das 11h às 17h
Sábados, Domingos e Feriados, das 12h às 17h
Ingresso: Entrada livre
Atenção: os horários e a programação podem ser alterados pelo local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável confirmar as informações por telefone antes de sair.
CONHEÇA MAIS

Carmen Miranda foi a cantora, na história do Brasil, com maior sucesso nacional e internacional, atuou em mais de 13 filmes em Hollywood, chegou a ser a mulher mais bem paga da América e perpetuou seu nome na "Calçada da fama".

O museu tem como missão preservar, conservar, guardar, recolher e divulgar o acervo pertencente a Carmen Miranda e a artistas ligados a musica popular brasileira, especialmente aqueles contemporâneos da cantora.

UM POUCO SOBRE A HISTÓRIA

O Museu Carmen Miranda está instalado em um prédio projetado pelo arquiteto Affonso Eduardo Reidy, originalmente para o funcionamento do pavilhão principal do play-ground do Parque do Flamengo, de acordo com o plano de urbanização do aterro do Flamengo. O Museu Carmen Miranda foi inaugurado em 05/08/1976, pelo Governador Faria Lima.

UM POUCO SOBRE O ACERVO

O acervo que compôs o núcleo inicial do museu – trajes, bijuterias, fotografias, partituras, roteiros e programas de filmes e shows, objetos pessoais (como objetos decorativos, religiosos e de toilete, máquina de costura e acessórios diversos) - foi doado por David Sebastian, viúvo de Carmen e pelos seus irmãos. No decorrer dos anos o museu recebeu muitas doações de fãs e amigos que conviveram com a artista. Atualmente o acervo é composto de trajes de cenas e sociais, incluindo réplicas, partituras, posters e cartazes de filmes e shows, programas, roteiros, fotografias, troféus, objetos de uso pessoal e pertencentes à casa da artista, discos, vídeos e documentários em mídias diversas.

O museu guarda, também, uma expressiva documentação bibliográfica e iconográfica: caricaturas originais, roteiros de filmes com anotações feitas por Carmen, fotografias, cartazes, troféus, partituras, programas e agradecimentos. Além de cinco mil recortes de jornais e revistas que relatam os acontecimentos históricos da Embaixatriz do Samba. Este espaço pertence à FUNARJ / Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro, vinculada à Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.


 
EXPOSIÇÕES EM CARTAZ
Viva Carmen
até: Exposição de longa duração - sem data de término


- NÃO HÁ AGENDA DE EVENTOS

EXPOSIÇÃO EM MEMÓRIA
[o que passou por aqui e não está mais em cartaz]
CARMEN E NOEL - Taí, com que roupa eu vou?