Diários [Leonardo Ramadinha]
rioecultura : EXPO Diários [Leonardo Ramadinha] : Ateliê da Imagem Espaço Cultural
Compartilhar
Abertura: 6 de março de 2009
Encerramento: 2 de maio de 2009

(...) Toda existência está em constante mudança, não existe um eu individual. De fato, a natureza essencial de cada experiência nada mais é senão a própria mudança, a própria experiência. Tudo muda e nada permanece o mesmo em dois momentos sucessivos. E embora as coisas mudem a todo momento, elas não podem ser descritas com precisão como as mesmas ou como diferente do que eram a um momento atrás. A impermanência também é a luz do inter-ser. Todas as coisas estão influenciando umas as outras. (...) As coisas não podem ficar do mesmo modo porque elas são influenciadas por tudo mais.
Leonardo Ramadinha



Ramadinha vai apresentar dez imagens e dois objetos, resultado de anos de pesquisa que vem realizando sobre a impermanência. Um “diário de bordo” passageiro e instantâneo, que faz o artista refletir sobre a constante mudança da vida e de suas fragilidades.

As imagens têm curadoria de Walton Hoffmann e foram produzidas com equipamentos diversos: de câmeras médio formato, a câmera digital e até mesmo uma câmera de brinquedo. Para Ramadinha “o que mais importa é o exercício de olhar o que passa ao redor na busca pelo passageiro que a tudo cerca, um diálogo constante com a própria técnica fotográfica no que se refere à captura de um instante”.



O ARTISTA

Leonardo Ramadinha é formado em Comunicação Social pela PUC e especialista em Fotografia e Ciências Sociais pela UCAM. Participou de exposições coletivas e individuais no Brasil, Argentina, EUA, Colômbia, Alemanha e Eslovênia. Em 2000 foi um dos artistas premiados pelo “Prêmio Rio Jovem Artista”. Em 2003 participou do “Encuentros Abiertos”, evento filiado ao Festival da Luz, sendo um dos vencedores da convocatória e selecionado pelo Centro Cultural da Recoleta em Buenos Aires. De 2003 a 2006 participou de grupos de estudos coordenados pela artista plástica Denise Cathilina e pelo artista visual Marcos Bonisson. É um dos editores da revista eletrônica de artes visuais Verbete.art. Seus trabalhos integram coleções particulares como a de Luiz Stein e a de Eduardo Lopes Pontes e fazem parte do acervo da Pequena Galeria de Artes Cândido Mendes e do Centro Cultural Recoleta em Buenos Aires.
Local:
Ateliê da Imagem Espaço Cultural
Avenida Pasteur, 453
Urca
(021) 2541-3314

Funcionamento:
De 2ª a 6ª feira, das 10h às 21h
Sábado, das 10h às 17h

Ingresso:
Entrada franca

Atenção: os horários e a programação podem ser alterados pelo local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável confirmar as informações por telefone antes de sair.