locais culturais
Ateliê da Imagem Espaço Cultural
rioecultura : Ateliê da Imagem Espaço Cultural
Compartilhar
Ateliê da Imagem Espaço Cultural
Classificação: Centro Cultural
Endereço: Avenida Pasteur, 453
Urca - Rio de Janeiro / RJ
CEP 22290-240
Telefone: (021) 2541-3314 / 2244-5660
website: www.ateliedaimagem.
com.br

Funcionamento:
De 2ª a 6ª feira, das 10h às 21h
Sábado, das 10h às 17h
Ingresso: Entrada franca
Atenção: os horários e a programação podem ser alterados pelo local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável confirmar as informações antes de sair.
CONHEÇA MAIS

Fundado em 1999, o Ateliê da Imagem nasceu com o propósito de preencher uma lacuna existente em nosso país na área de educação em fotografia. Nesses 10 anos de existência, vem realizando cada vez mais o objetivo de oferecer opções de formação consistente para todos os campos de atuação e níveis de experiência. O ano de 2004 marcou um novo ciclo, um período de expansão e ampliação do foco conceitual: de uma escola de fotografia, transformou-se num espaço consagrado a imagem. Desde então o Ateliê da Imagem também é sinônimo de vídeo, cinema, artes visuais, mídias digitais, design, web e produção gráfica.

Foi criada uma galeria de exposições com uma programação voltada para a interseção das artes visuais contemporâneas e para a formação de novos colecionadores.

No Ateliê da Imagem, estudantes, profissionais e artistas, se encontram muito além da sala de aula, como nas mostras audiovisuais, exposições coletivas e palestras do Projeto Sexta-Livre, evento quinzenal organizado desde 1999 e com entrada franca.



Responsabilidade Social

No sentido de dinamizar e expandir o ensino e a prática da fotografia entre o público que, normalmente, encontra dificuldade de acesso, o Ateliê da Imagem vem desde 1999 disponibilizando uma média de 50 bolsas de estudo integrais por ano (além de outras tantas meias-bolsas) através de parcerias com instituições como GAE (Grupo Ação-Ecológica), UFRJ e RioArte, como premiação em concursos de estímulo a jovens artistas.

A maior parte das bolsas é sempre destinada a alunos de baixa renda, indicados por ONGs parceiras como o Portal de Notícias Viva Favela (do Viva Rio), o Projeto Olhares do Morro, Projeto Pensando Alto, Escola Audiovisual Nós do Cinema e Escola de Fotógrafos Populares do Observatório de Favelas.


- NENHUMA EXPOSIÇÃO EM CARTAZ

- NÃO HÁ AGENDA DE EVENTOS

EXPOSIÇÃO EM MEMÓRIA
[o que passou por aqui e não está mais em cartaz]
MIKVOT [Marian Starosta]
VÉUS [Walter Firmo] - Evento FOTO RIO 2011
Baixo Estácio [AC Junior]
Tempos Misturados [Marcelo Greco]
ONDA CARIOCA – Ensaio fotográfico de Francesco Zizola
Paisagens Interiores [Emma Livingston]
As palavras que nos faltaram [coletiva]
MEETING [Beatriz Olano]
Alquimia [Guy Veloso]
Despacho [coletiva]
Entre Líneas [Angélica Teuta / Luisa Roa / Mónica Naranjo / César González]
Nada está em seu lugar [Elisa von Randow]
Inextricable [Mariana Varela]
A Presença [José Caldas]
Diários [Leonardo Ramadinha]
TOTOMA! 10 anos de funk - Fotografias de Daniela Dacorso
Hairycane