Artes e Ofícios de Pedro II
rioecultura : EXPO Artes e Ofícios de Pedro II : Sala do Artista Popular - Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP)
Compartilhar
Abertura: 20 de agosto de 2009
Encerramento: 27 de setembro de 2009

Pedro II é um dos 65 polos de atuação do Programa de Promoção do Artesanato de Tradição Cultural – Promoart +Cultura/MinC, coordenado pelo CNFCP em parceria com a Associação Cultural de Amigos do Museu de Folclore Edison Carneiro – Acamufec. O Programa tem por finalidade desenvolver ações de apoio aos produtores de artesanato tradicional em questões que vão da produção à comercialização em grandes centros, de modo a minimizar as barreiras que dificultam e, por vezes, até mesmo impedem a livre expressão artística. O Promoart conta com a parceria institucional e o apoio financeiro do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES – e, nos planos regional e local, articula parceiros públicos, das esferas municipais e estaduais, e privados, além de organizações sociais.



A mostra traz a cerâmica do povoado de Formiga, a tecelagem das mulheres da Associação Artesanal Xique-Xique e as esculturas em madeira do casal José Joaquim de Araújo e Verônica Amorim da Silva, e fica em cartaz até 27 de setembro.

A tradição ceramista de Pedro II teve início com uma artesã cearense que, décadas atrás, se fixou no lugarejo conhecido como Cantinho, situado entre a sede do município e o povoado de Formiga, fugindo da seca que castigava sua terra natal. Atualmente, duas famílias de Formiga dividem seu tempo entre a lavoura de subsistência e a produção de objetos de barro.

A confecção artesanal de redes de algodão é uma tradição em Pedro II desde o século 19. Hoje em dia, o exemplo mais expressivo da tecelagem do município é dado por 25 mulheres integrantes da Associação Artesanal Xique-Xique, que se divide em três núcleos de produção distribuídos na cidade e nas comunidades de São João e Barroca, na zona rural.



O casal Verônica e Araújo são herdeiros de mestre Expedito, um dos maiores santeiros piauienses. Araújo esculpe e entalha imagens de santos há mais de 30 anos. Transmitiu para Verônica o gosto pela arte de dar formas a resíduos de madeira morta – imburana de espinho e cedro, sobretudo – encontrados em seu sítio, no município de Domingos Mourão. Verônica adotou, no entanto, um estilo próprio – enquanto o marido se dedica aos santos, ela prefere a produção de esculturas de caráter erótico, além de peças que, em seu entender, retratam a vida sofrida da mulher nordestina.

Apoio local
Prefeitura Municipal de Pedro II

Parceria local
Programa de Desenvolvimento do Artesanato do Piauí – Prodart
Superintendência do Iphan no Piauí
------------------------------------

Leia o artigo e veja as fotos exclusivas da abertura da exposição, clique aqui.
Local:
Sala do Artista Popular - Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP)
Rua do Catete, 179 e 181
Catete
(21) 2285-2545

Funcionamento:
de 3ª a 6ª feira, das 11h às 18h
Sábados, domingos e feriados, das 15h às 18h

Ingresso:
Entrada Franca

Atenção: os horários e a programação podem ser alterados pelo local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável confirmar as informações por telefone antes de sair.