Revista Revista [Orlando Mollica]
rioecultura : EXPO Revista Revista [Orlando Mollica] : Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM RJ)
Compartilhar
Abertura: 3 de setembro de 2009
Encerramento: 18 de outubro de 2009

Tudo começou como uma brincadeira. Para implicar com sua mulher, que é arquiteta, o artista plástico Orlando Mollica, conhecido por retratar paisagens cariocas, se voltou para o interior de casas.

A exposição “Revista Revista”, produzida pela Belvedere, utiliza como matéria-prima páginas de revistas de decoração, - escolhidas sobretudo pelos textos - o artista fez interferências com tinta a óleo e outros materiais de pintura e depois escaneou as imagens, imprimindo em tamanho de pôster.



São ao todo 42 obras, de 1,10 x 0,9m, expostas em pares descoordenados, selecionados por uma afinidade estética. O trabalho de Mollica faz referências ao Cubismo, Expressionismo, Fauvismo e Impressionismo e, em tom irônico, transforma textos publicitários em poesia.

“Tenho a sensação de estar, literalmente, “Passando a Limpo”, diz o artista que também é arquiteto e urbanista e já trabalhou como ilustrador, cartunista, chargista de importantes veículos da imprensa como “O Pasquim”, “O Globo”, “Jornal do Brasil” e “Última Hora”.



A primeira impressão que se tem ao visitar a exposição é de estar chegando numa banca de jornal repleta de informações. A ideia foi criar um grande impacto inicial, para que depois a atenção migrasse para cada pintura. No meio da galeria, um ambiente que parece ter saído das revistas de decoração foi montado para acolher o público.

“Eu me pergunto se toda essa febre em torno do design de interiores não é uma maneira inconsciente de criar um ambiente mais afetivo, já que os espaços coletivos são tão violentos”, finaliza o artista.

Orlando Mollica é também professor de desenho e pintura da Escola de Artes Visuais do Parque Lage e doutor em Comunicação pela ECO-UFRJ.
Local:
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM RJ)
Av. Infante Dom Henrique, 85
Aterro do Flamengo
(21) 2240 4944

Funcionamento:
Segundas, terças e quartas: FECHADO
Quintas, sextas e sábados: das 10h às 18h
Domingos:
- das 11h às 18h (público em geral)
- das 10h às 11h (horário exclusivo para visitação de pessoas com deficiência intelectual, pessoas autistas ou com algum tipo de hipersensibilidade a estímulos visuais ou sonoros)
Feriados (exceto aos domingos): das 10h às 18h

Ingresso:
Gratuito. É possível apoiar a realização de projetos do museu por meio de sua contribuição voluntária, sugerida na bilheteria ou na compra online, antecipada.
Programa Agente MAM Rio: ao contribuir com R$ 190,00, você se torna Agente MAM Rio por um ano inteiro, com entrada gratuita e facilitada em exposições, mostras de filmes, palestras, cursos e programas socioeducativos.

Atenção: os horários e a programação podem ser alterados pelo local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável confirmar as informações por telefone antes de sair.