Emeric Marcier na coleção Anita e Samuel Malamud
rioecultura : EXPO Emeric Marcier na coleção Anita e Samuel Malamud : Museu da Chácara do Céu - Museus Castro Maya (MCM)
Compartilhar
Abertura: 15 de dezembro de 2009
Encerramento: 22 de março de 2010

O Projeto Encontro de Colecionadores tem proporcionado aos Museus Castro Maya a oportunidade de construção de diálogos de seu acervo com importantes coleções particulares brasileiras. Desde 2000 suas edições vem produzindo exposições que trouxeram ao Museu da Chácara do Céu conjuntos de obras pertencentes aos acervos Guita e José Mindlin, Murilo Mendes, Hecilda e Sergio Fadel e João Sattamini iluminando várias facetas e acarretando novas leituras do legado de Castro Maya. Esperamos ainda que esses encontros possam funcionar também como ferramentas para a configuração de um estudo sistemático do sistema de arte no Brasil e o papel desempenhado pelas coleções particulares neste processo.

A casa-museu de Castro Maya recebe a “visita” de duas personalidades, o colecionador Samuel Malamud e o pintor Emeric Marcier, cujas trajetórias se alinham tanto pela origem de emigrados judeus ao Brasil como também pela grande contribuição que prestaram para a vida artística e cultural brasileira no século XX.

São 37 obras do pintor romeno naturalizado brasileiro Emeric Marcier pertencentes à coleção de Anita e Samuel Malamud. Elas trazem um significativo panorama da produção de Marcier, explorando várias de suas facetas: pintor religioso, pintor de paisagem, retratista, etc. A coleção Castro Maya participa da exposição com uma das últimas aquisições de seu patrono, o óleo sobre tela Nu, de Marcier, arrematado no leilão da coleção Embaixador Mendes Vianna, poucos meses antes da morte de Castro Maya.
Local:
Museu da Chácara do Céu - Museus Castro Maya (MCM)
Rua Murtinho Nobre, 93
Santa Teresa
(21) 2224-8981

Funcionamento:
De 2ª feira a domingo, das 12h às 17h
NÃO ABRE: as terças-feiras
Fecha nos dias 1º janeiro, período de Carnaval, 25 e 31 dezembro

Ingresso:
R$2
Entrada franca as quartas-feiras
Gratuidade para adultos acima de 65 anos, crianças até 12 anos, grupos escolares, professores e guias de turismo em serviço.

Atenção: os horários e a programação podem ser alterados pelo local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável confirmar as informações por telefone antes de sair.