locais culturais
Museu da Chácara do Céu - Museus Castro Maya (MCM)
rioecultura : Museu da Chácara do Céu - Museus Castro Maya (MCM)
Compartilhar
Museu da Chácara do Céu - Museus Castro Maya (MCM)
Classificação: Museu
Endereço: Rua Murtinho Nobre, 93
Santa Teresa - Rio de Janeiro / RJ
CEP 20241-050
Telefone: (21) 2224-8981 / 2224-8524 / 2507-1932
website: www.museuscastromaya.
com.br

Funcionamento:
De 2ª feira a domingo, das 12h às 17h
NÃO ABRE: as terças-feiras
Fecha nos dias 1º janeiro, período de Carnaval, 25 e 31 dezembro
Ingresso: R$2
Entrada franca as quartas-feiras
Gratuidade para adultos acima de 65 anos, crianças até 12 anos, grupos escolares, professores e guias de turismo em serviço.
Atenção: os horários e a programação podem ser alterados pelo local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável confirmar as informações antes de sair.
CONHEÇA MAIS

No bairro de Santa Teresa, em uma casa em estilo modernista, o visitante encontra arte européia e brasileira reunidas. Entre muitos artistas de renome encontram-se Matisse, Degas, Miró, Di Cavalcanti, Iberê Camargo e Portinari.

O museu tem como misssão a preservação dos bens históricos, artísticos e naturais. Pesquisa ligada à coleção e seu Patrono, através de exposições temáticas, atividades educativas, visitas guiadas, etc. Gerar novos campos de possibilidades e uma visão crítica dos acervos.

Um pouco sobre a história
Em 1962, Castro Maya criou a Fundação Raymundo Ottoni de Castro Maya, tendo como sede sua antiga residência no Alto da Boa Vista, aberta ao público, em 1964, como Museu do Açude. Em 1968, doou à Fundação sua residência de Santa Teresa – Chácara do Céu – com todo seu acervo histórico-artístico, visando a criação de outro museu. Em 1983, a Fundação Raymundo Ottoni de Castro Maya foi incorporada pelo Governo Federal. O tombamento dos prédios ocorreu em 23/09/1974, a saber: Livro das Belas Artes, inscrição nº 520; Livro Histórico, inscrição nº 450; Livro Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico, inscrição nº 66.


Sala de jantar

Um pouco sobre acervo
Os bens culturais que constituem as coleções dos Museus Castro Maya tiveram sua origem na doação ao público, pelo benemérito industrial Raymundo Ottoni de Castro Maya, da propriedade situada à Estrada do Açude, 764, Alto da Boa Vista, com todo seu acervo artístico, histórico e paisagístico, e da propriedade Chácara do Céu, à rua Murtinho Nobre, 93, Sta. Teresa, incluindo também todo o acervo e, ainda, uma biblioteca de obras raras. O acervo dos Museus Castro Maya reúne obras de: Aquarela, Cartografia, Cerâmica, Cristais e Vidraria, Desenho, Equipamento Arquitetônico e Urbano, Escultura, Gravura, Guache, Imaginária, Luminária, Mobiliário, Numismática, Peças Hidráulicas, Pintura, Prataria, Têxteis, entre outras categorias.


Escritório


- NENHUMA EXPOSIÇÃO EM CARTAZ

- NÃO HÁ AGENDA DE EVENTOS

EXPOSIÇÃO EM MEMÓRIA
[o que passou por aqui e não está mais em cartaz]
Os Amigos da Gravura 2010 [Ana Holck]
Os Amigos da Gravura 2010 - Cildo Meireles
Emeric Marcier na coleção Anita e Samuel Malamud
O Mundo de Mestre Vitalino
Jazz [Matisse]
Velofluxo [Suzana Queiroz]
Gravuras Japonesas