locais culturais
Teatro Armando Gonzaga
rioecultura : Teatro Armando Gonzaga
Compartilhar
Teatro Armando Gonzaga
Classificação: Teatro
Endereço: Rua General Oswaldo Cordeiro de Farias, 511
Marechal Hermes - Rio de Janeiro / RJ
CEP 22000-000
Telefone: (21) 3350-6733.
website: www.funarj.rj.gov.br
Funcionamento:
Não informado
Ingresso: Não informado
Atenção: os horários e a programação podem ser alterados pelo local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável confirmar as informações antes de sair.
EM BREVE DISPONIBILIZAREMOS O MAPA.
CONHEÇA MAIS

O teatro foi construído pelo arquiteto e urbanista Affonso Eduardo Reidy, o mesmo que construiu o MAM Rio (no Aterro do Flamengo) e o Conjunto Habitacional Pedregulho (no bairro de Benfica), na década de 50.

Reidy, que gostava de unir em seu trabalho a estética e a função, projetou a ocupação da área do teatro para um quarteirão inteiro do bairro de Marechal Hermes, subúrbio do Rio de Janeiro.

Fundado há mais de 55 anos, o teatro Armando Gonzaga se firmou como uma importante opção de lazer e cultura para o bairro de Marechal Hermes e redondezas. O espaço atrai pessoas de diversas idades, com espetáculos de dança, música, cinema e teatro. O teatro tem um papel ativo no fomento cultural da região através de escola de dança, cursos de teatro para adultos e crianças e de um núcleo avançado da Escola de Música Villa-Lobos.

Tombado em 1989, o prédio passou por uma ampla reforma, em 1996, modernizando a sua estrutura física e melhorando o conforto para a plateia e os atores.



(1)(2) Suas formas simples e retilíneas, formadas por laje contínua com frente e fundos mais altos que sua parte central, formam um volume de visual leve e parece estar suspenso no ar. Um aspecto marcante do projeto é a laje na entrada principal que serve como cobertura para o público que chega ao teatro.

(3)(4) Passando pela entrada principal, chegamos ao foyer, iluminado e ventilado, onde ficam localizados os banheiros nas laterais sobre mezaninos de forma simétrica, as escadas que levam aos banheiros são caracóis que são ocultadas por paredes de volume curvo, com uma estética bastante suave. No centro está localizada uma pequena sala destinada à audio e vídeo e iluminação, que atente ao palco.

O auditório tem a capacidade de comportar até 300 pessoas, possui o piso da platéia rebaixado para garantir uma visualização homogênea.

(5)(6)(7) Nas laterais do palco temos as coxias, marcantes por suas áreas bastante extensas. Os camarins são bastante amplos e possuem banheiros.

(8)(9) O acesso de artistas e funcionários se dá na parte posterior do teatro.



Veja o trailler do documentário sobre Reidy [clique aqui]


- NENHUMA EXPOSIÇÃO EM CARTAZ

- NÃO HÁ AGENDA DE EVENTOS