locais culturais
Casa de Cultura Laura Alvim
rioecultura : Casa de Cultura Laura Alvim
Compartilhar
Casa de Cultura Laura Alvim
Classificação: Centro Cultural
Endereço: Avenida Vieira Souto, 176
Ipanema - Rio de Janeiro / RJ
CEP 22420-000
Telefone: (21) 2267-1647(21) 2299-5583
website: www.cultura.rj.gov.br
Funcionamento:
Verifique a programação do evento
Ingresso: Verifique a programação do evento
Atenção: os horários e a programação podem ser alterados pelo local sem aviso prévio. Por isso, é recomendável confirmar as informações antes de sair.
CONHEÇA MAIS

Com 2 mil metros quadrados de área construída, a Casa de Cultura Laura Alvim foi inaugurada com salas de aula para cursos de gravura, desenho, música e computação; Cinemas, Galeria de Arte, Auditório, Museu, Teatro, Porão e constantes atividades nas Arcadas, este centro de arte passou a ser um ponto de referência para artistas e intelectuais.

Construída entre 1906 e 1913 pelo médico e cientista Álvaro Alvim - introdutor do raio-X no Brasil - foi doada ao Governo do Estado por sua filha, uma das primeiras musas de Ipanema, Laura Alvim, ainda em vida.

Breve histórico
Inaugurada em 12 de maio de 1986. A casa foi doada ao Governo do Estado em 1983,através da Funarj, seis meses antes da morte de Laura Alvim.

Antes mesmo de ser criado como centro cultural, a Casa já era ponto de encontro de artistas e gente de vanguarda.

O futuro teatro já servia de espaço para ensaios. Artistas como Tônia Carreiro, Fernanda Montenegro, Camila Amado e o grupo “Asdrúbal Trouxe o Trombone Mulher (integrado por Regina Case e Luis Fernando Guimarães) realizaram seus ensaios e se submetiam a determinação da proprietária: ela fazia questão de assistir a todos os ensaios.

Mulher à frente de seu tempo, Laura queria ser atriz, mas sua família nunca permitiu. Resolveu fazer desta frustração um estímulo: construiu nas dependências da casa um palco onde declamava e encenava para amigos, promovia encontros entre veteranos e jovens artistas, sempre incentivando a cultura.

O teatro
O Teatro é um anexo do centro cultural. O lugar é dos espaços concebidos pela Sra. Laura Agostini de Villalba Alvim, com a finalidade de abrigar clássicos da dramaturgia européia, inicialmente Laura acompanhou a construção do teatro e seu estilo arquitetônico acabou sendo seguido pelo Governo do Estado durante as obras.

As paredes são enfeitadas com pedras e as 245 poltronas foram projetas por Oscar Niemeyer.

Espaço Rogério Cardoso
Inaugurado como “Porão”, com capacidade para 80 lugares, instalações destinadas a espetáculos alternativos, monólogos e shows musicais. Projetos como o “Música no Porão” foi palco de novos talentos na música popular, incluindo rock e mpb. Em teatro, a peça “Confissões de Adolescente” fez aqui sua estréia e se tornou sucesso de público no país.

Em 1º de março de 2004, a Casa homenageou o ator Rogério Cardoso (1937-2003), dando nome ao espaço, que destaca em sua programação peças com jovens talentos do humor carioca.

Cinemas
Após cinco meses de reformas, em setembro de 2006, a Casa inaugurou três salas de cinema que compõem os equipamentos culturais da instituição, a única no Rio a dispor de chaises longues, instaladas na primeira fila. Totalmente renovadas, através da parceria com o Grupo Estação, responsável pela administração e programação.

As salas possuem telas perolizadas, som dolby, projeção digital e poltronas mais largas. Juntas, elas formam o Estação Laura Alvim.

Sala 1 (73 lugares)
Sala 2 (37 lugares)
Sala 3 (45 lugares)



- NENHUMA EXPOSIÇÃO EM CARTAZ

- NÃO HÁ AGENDA DE EVENTOS

EXPOSIÇÃO EM MEMÓRIA
[o que passou por aqui e não está mais em cartaz]
7 [Ronald Duarte]
Entardecer no ano do coelho [Cadu]
Cartoon [Ana Linnemann]
Alucinação à beira-mar [Marcos Chaves]
Quando a gente para, o mundo roda [Ernesto Neto]
Relicário [Vik Muniz]
Filme U [Ernica Bernardelli]
Marcelo Solá
Antônio Dias
Ruído [Luiz Zerbini]
Melantrópicos [Janaina Tschäpe]
Conjunto Sequência Lugar [José Damasceno]
Sonhos Velados